Travessia Serra do Cipó x Lapinha

Nível de Dificuldade:
  • (Moderado)
2 dias + 1 pernoite
Data de Saída: 20/02/2021
A partir de:

R$ 475,00

Verificar condições de pagamento ESGOTADO

Trilha herdada dos antigos tropeiros, essa é a Travessia Cipó x Lapinha, um atalho entre os dois pontos de apoio para algumas das principais rotas de comércio do Estado Mineiro durante o período colonial - Caeté, Jaboticatubas, Conceição e Serro.

A aventura se inicia na Serra do Cipó, região cuja biodiversidade levou o paisagista Burle Marx a chamá-la de "Jardim do Brasil". O final da jornada será em Lapinha da Serra, um encantador vilarejo pertencente a Santana do Riacho.

Após rápido Desjejum em restaurante na Serra do Cipó, uma Tropa de Mulas aguarda pelo grupo próximo ao Rio Parauninha - importante curso d'água da região - para transportar as barracas dos participantes até o nosso local de pernoite.

Ao atravessar o Rio Parauninha de balsa, o aventureiro vai caminhar aproximadamente 16km desse ponto da Serra do Cipó, passando pelo Córrego do Boi até a casinha de apoio no alto da serra, na região da antiga Fazenda da Cota. E dessa casinha até o fim da travessia no dia seguinte, já em Lapinha da Serra - em um trecho de descidas de aproximadamente 9km.

Mas como sabemos, o que mais vale a pena na caminhada é mesmo o Caminho; e durante a nossa jornada, teremos vários momentos para você se deleitar com sua experiência:

  • Avistamento do Pico do Breu, Pico da Lapinha e outros maciços da região.
  • Antigas trilhas feitas por escravos e índios.
  • Extensos Campos Rupestres a mais de 1.300m de altitude.
  • Vários mirantes naturais.
  • Você poderá explorar o ambiente peculiar do vilarejo de Lapinha da Serra - onde se respira Religiosidade, História e Aventura!

Mas talvez uma das principais experiências dessa travessia esteja justamente entre um dia e o outro: sim, na Casa de apoio!...

Uma casinha simples no meio do nada, com dois quartos - uma beliche e uma cama em cada quarto, sem luz elétrica -, banheiro de serpentina e um ambiente central onde todos se reunem em frente ao fogão à lenha e, enquanto esperam a janta, proseiam sobre a aventura. No mesmo ambiente todos nos reuniremos pela manhã para o Desjejum.

O Jantar e o Desjejum são uma homenagem aos Tropeiros, célebres caminhantes da região! À noite, Feijão Tropeiro. Pela manhã, Queijo Serro, Farofa de Tropa e Jacuba...

Você passará um dia inteiro após a chegada à casinha, apreciando o tão-sonhado modo de viver simples que levavam nossos antepassados

As camas serão disponibilizadas aos primeiros participantes interessados que efetivarem a reserva. As demais vagas serão para pernoite em barraca, do lado de fora da casa. Haverá uma tropa de mulas para levar as barracas dos participantes até o ponto de apoio.

Ah, e se você deseja relaxar um pouco mais: próximo à casa, há um ribeirão com alguns poços de água límpida e transparente!... Um convite ao descanso...

Embora a ênfase desse roteiro não sejam cachoeiras, o caminhante pode optar por visitar a belíssima Cachoeira do Lajeado, já quase no final, em Lapinha. Serão 5km a mais de trilha, mas o atrativo vale a pena!

Após a Almojanta, o grupo terá uma tarde livre tirar fotos e conhecer um pouco mais do vilarejo de Lapinha. À tarde, partiremos desse ambiente de volta à nossa realidade e, na memória, um delicioso fim de semana, que poderia ter durado mais...

Vem com a gente e aproveite, junto com a Natureza, um dos mais belos recantos de Minas!


A aventura

Ideal para quem deseja se iniciar em atividades outdoor de mais de um dia, mas começando por um pernoite com mais estrutura, e sem usar mochila cargueira.

Se você deseja conhecer Lapinha da Serra, mas começando por um ângulo bem diferente, essa travessia é a ideal.

Uma ótima alternativa para quem deseja fugir de trilhas badaladas e cheias, na Serra do Cipó.


Local

Serra do Cipó/MG

Percurso total

25km, divididos em:

Dia 01 - 16km (nível moderado), com alguns morros e subidas.

Dia 02 - 9km (nível leve), o trecho é quase todo em descidas por trilhas, até chegar ao vilarejo.


Grau de dificuldade

Moderado

Primeiro dia um pouco mais cansativo por conta das subidas e pela própria extensão - sem contudo, ser restritivo! Há pouca oferta de sombras, mas o vento lá no alto é uma deliciosa recompensa.

Segundo dia bem mais leve, cujo único obstáculo são as trilhas em cascalheira na descida para Lapinha.


Atrações

  • Avistamento do Pico do Breu, Pico da Lapinha e outros maciços da região.
  • Antigas trilhas feitas por escravos e índios.
  • Extensos Campos Rupestres a mais de 1.300m de altitude.
  • Vários mirantes naturais.
  • Cachoeira do Lajeado (opcional)
  • Caminhada em frente à lagoa da represa em Lapinha
  • Lapinha da Serra


Possibilidade de Menores

Sim, a partir dos 12 anos; desde que acompanhado dos pais ou responsáveis, e que já tenha costume com trekking e atividades outdoor.


Importante

  • Preços sujeitos a alterações sem aviso prévio. 
  • Saída de Itabira/MG.
  • Caso o cliente tenha interesse em adicionar itens que não fazem parte do cardápio previsto, é necessário adicionar valor extra ao pacote para alimentação diferenciada – consulte valor.
  • Ao viajante cabe levar a sua mochila e equipamentos pessoais (saco de dormir, isolante térmico e barraca, se for o caso).
  • A programação acima pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a operadora julgue que possam interferir na segurança ou bem-estar dos viajantes.
  • Verifique com o consultor se os valores divulgados tem restrições para o mínimos de participantes.
  • A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita.

DIA 01

03:30 - Embarque em Itabira/MG (pelo horário, na residência dos participantes).

06:00 - Embarque em Belo Horizonte/MG (Terminal Turístico JK).

08:30 - Desjejum no restaurante Chapéu do Sol. Apresentação/Briefing do grupo.

09:30 - Início da atividade, atravessando de balsa o Rio Parauninha.

Várias paradas pelo caminho - para descanso, lanche e contemplação.

16:00 - Chegada à Casa de Apoio. Descanso e relaxamento dos participantes.

17:30 - Café da tarde e Contemplação do Por do Sol no alto do lugar intitulado Morro da Cota.

19:00 - Hora do jantar: Feijão Tropeiro, Ovo Caipira, Couve e Limonada.

 

DIA 02

07:00 - Café da Manhã: Jacuba, Farofa de Tropa e Queijo do Serro.

09:30 - Reinício da caminhada. Passagem em campos de Altitude de extraordinária beleza panorâmica. Durante a descida, muito avistamento do Pico da Lapinha e da lagoa em frente a Lapinha.

11:30 - Chegada ao cruzamento da trilha para a Cachoeira do Lajeado. Quem deseja visitar a cachoeira, acompanhará o Guia Local.

12:00 - Chegada em Lapinha da Serra. Descanso, fotos, exploratória das redondezas.

15:00 - Almojanta de confraternização em restaurante tradicional em Lapinha da Serra (Incluso).

19:30 - Desembarque em Belo Horizonte/MG (Terminal Turístico JK).

22:00 - Desembarque em Itabira/MG (Terminal Genaro Mafra).

 


Quero reservar esse passeio, mas desejo dormir em cama. O que devo fazer?

Você deve estar entre os primeiros participantes com a reserva já efetivada e ativa.


E se chover?

O Trekking, como toda atividade ao ar livre, está sujeita às atividades e fenômenos da Natureza, sendo esta dominância a fatores naturais - chuva, frio, sol, neblina, ventos... - sua principal assinatura. A partir disso, o trekking também exibe outra forte característica: a forte necessidade de Planejamento, para definir estratégias, logísticas e recursos condicionados às informações de fontes diversas. Monitoramos continuamente a região visitada, e estabelemos interpretações suficientemente seguras das condições climáticas. Mas caso constatemos algum volume anormal para durante o evento, é claro que nossa diretiva principal é a segurança e a experiência do grupo. Então reagendamos. Caso não seja possível participar na nova data, faremos o Cancelamento por Fatores Climáticos, e você terá reembolso integral em até 10 dias úteis desse cancelamento.


Como é o nosso ponto de apoio?

Uma casinha simples no meio do nada, com dois quartos - uma beliche e uma cama em cada quarto, sem luz elétrica -, banheiro de serpentina e um ambiente central onde todos se reunem em frente ao fogão à lenha e, enquanto esperam a janta, proseiam sobre a aventura. Há uma área de tanque, onde normalmente à tarde as pessoas se reunem para descansar. Há espaço do lado de fora para acampar, e uns pés de limão.


Se eu não quiser comer o Feijão Tropeiro? o que posso fazer?

Tentaremos ajudar no que for preciso, mas leve em consideração a escassa disponibilidade de recursos para esse tipo de aventura. Sendo assim, dê preferência por levar o alimento/prato de sua predileção. Mas tome cuidado com o peso em sua mochila, pois você mesmo terá que transportá-la.


Posso aguardar mais um tempo para reservar?

Claro que pode. Porém, nós não fazemos pré-reserva. A reserva é efetivada apenas a partir da comprovanção de pagamento. Sendo assim, a cada dia que você prorroga sua participação, estará mais perto de perder sua vaga para outros igualmente interessados.


Cancelamento pelo cliente:

Em caso de cancelamento por iniciativa do cliente por qualquer que seja o motivo, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Terra Trekking fará devolução conforme condições abaixo, em até 15 (quinze) dias úteis: 

  • Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total
  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

Será também deduzido, de todos os valores citados acima, a multa rescisória de 20% (vinte por cento) do pacote contratado/reservado e cancelado pelo cliente.

 Não comparecimento (No Show) do cliente:

Em caso de não comparecimento (No Show) da aventura adquirida por qualquer que seja o motivo, não haverá devolução da quantia já paga pelo cliente.

Cancelamento pela TerraTrekking:

Se por qualquer motivo de caso fortuito ou força maior que torne inviável a realização da aventura adquirida, a TerraTrekking envidará seus melhores esforços para apresentar alternativas de outros passeios.

Contudo, caso a opção do Cliente seja pelo cancelamento, a TerraTrekking devolverá na integralidade a importância paga até a data do cancelamento, em até 15 (quinze) dias úteis contados da data da opção realizada pelo Cliente.


A partir de:

R$ 475,00


O que está incluso

  • Transporte rodoviário de Itabira/MG (veículo credenciado, ar / dvd), com breve parada em Belo Horizonte/MG (Terminal JK) - ida/resgate/volta;
  • Travessia de balsa pelo Rio Parauninha;
  • Hospedagem/pernoite em Casa de Apoio com banho de água quente (serpentina) - apenas 8 camas disponíveis.
  • Café da Tarde e Jantar Tropeiro (dia 01) / Café da Manhã Tropeiro na Casa de Apoio / Almojanta de Confraternização em restaurante tradicional (Lapinha da Serra);
  • Guia local experiente e credenciado Cadastur (#valorizeoguialocal);
  • Condutor de Aventura especializado em Caminhadas de Longo Curso, com equipamentos de segurança, kit Primeiros Socorros, Radiocomunicador, GPS, Rastreamento via satélite Spot Gen3, Kit AntiCovid;
  • Cozinheiro;
  • Tropa de Mula para carregar as Barracas dos participantes;
  • Assessoria para compra de equipamento, vestuário e alimentação;
  • Seguro contra acidentes pessoais;
  • Certificado de Conclusão de Atividade.

Serviços adicionais oferecidos pelo Terra Trekking

  • Equipamento de Camping - Isolante Térmico (R$ 20,00)
  • Aluguel de Barraca (a compartir - 2 pessoas) preço por pessoa (R$ 30,00)
  • Aluguel de Barraca (individual) (R$ 80,00)
  • Capa de Chuva (R$ 30,00)
  • Bastão Retrátil de Caminhada (R$ 20,00)
  • Líner (R$ 35,00)
  • Saco de dormir 14º (R$ 45,00)
  • Lanterna de Cabeça (R$ 25,00)
Verificar condições de pagamento