Travessia da Ponta da Juatinga

Nível de Dificuldade:
  • (Moderado)
3 dias + 2 noites
Data de Saída: 10/01/2020
A partir de:

De: R$ 1.050,00 | Por: R$ 895,00
Válido até o dia 31/12/2019 às 23:59 horas.

Verificar condições de pagamento ESGOTADO

Já se imaginou fazendo uma trilha no litoral, e no fim do dia, curtir praias paradisíacas e quase desertas? Pois na Travessia da Ponta da Juatinga - uma das mais clássicas expedições de praia do Brasil - você poderá desfrutar de tudo isso e muito mais!

Localizada em Paraty, cidade histórica ao sul do estado do Rio de Janeiro, a Ponta da Juatinga contempla as melhores praias da região. Trata-se de uma península protegida pela Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e pela Reserva Ecológica da Juatinga que abriga algumas das paisagens naturais mais belas do Brasil, pois une praias de muita exuberância, rica vegetação, cachoeiras e montanhas, uma população local caiçara e muito hospitaleira, entre diversas outras atrações de tirar o fôlego. 

A aventura é realizada em três dias atravessando partes de Mata Atlântica e também belíssimas praias. Dentre elas, podemos citar a Praia de Pouso da Cajaíba, Praia de Martins de Sá, Praia do Cairuçu, Praia de Ponta Negra, Antigos, Antiguinhos e Praia do Sono. Iremos passar de barco em frente ao Saco do Mamanguá, o único lugar do Brasil com formação similar a dos fiordes - depressões geológicas comuns nos países escandinavos.

Para os mais aventureiros, a travessia visitará uma das mais belas e únicas cachoeiras do Brasil e do mundo, a Cachoeira do Saco Bravo - uma piscina natural de água cristalina entre a imensidão do oceano e o continente, contando com uma queda d’água de aproximadamente 8 metros, local de singular beleza e tranquilidade - propício para registros inesquecíveis da aventura!

De nível moderado, esta travessia é ideal para quem quer curtir trekking e praia, conhecer a história e cultura caiçara, fazer amigos e relaxar a mente na beira do mar!

Dê as boas vindas a 2021 em uma aventura para ficar em sua memória!


A aventura

Ideal para quem quer curtir trekking e praia, conhecer a história e cultura caiçara, fazer amigos e relaxar a mente.

Para quem deseja conhecer Paraty - um importante marco histórico da Estrada Real.


Local

Paraty/RJ

Percurso total

25km. Caso o participante realize o opcional Cachoeira do Saco Bravo, deve acrescentar 8km ao percurso, totalizando 33km.

Elevação máxima: 580m; Elevação mínima: -12m.


Grau de dificuldade

Moderado.

Toda a travessia é caracterizada pela alta umidade e em vários pontos, por caminhadas com grande exposição ao Sol. Prepare-se para suar bastante!

O trecho que conecta Martins de Sá à Ponta Negra é o mais exigente e desafiador do trekking inteiro, pois é o momento em que você realmente irá cruzar a Ponta da Joatinga e, além de ser a parte mais extensa, o percurso conta ainda com um desnível de cerca de 560 metros de aclive. No entanto, o esforço é altamente recompensado com paisagens de beleza rara e espetacular, e também com muitas atrações como cachoeiras, piscinas naturais e rios que irão lhe ajudar a se refrescar desse dia cansativo.

Quem optar pela trilha à Cachoeira do Saco Bravo, deve estar preparado para uma caminhada exigente, com muitas subidas e decidas fortes, além de ter que começar a atividade pela madrugada - início às 5 da manhã.

Já nos demais dias, você não precisa se preocupar, pois os percursos costumam ser apenas caminhadas um pouco mais amenas.


Atrações

Paraty-mirim; Praia de Pouso da Cajaíba, Praia Grande; Praia de Martins de Sá, Praia do Cairuçu, Praia de Ponta Negra, Antigos, Antiguinhos e Praia do Sono; Saco do Mamanguá; Cachoeira do Saco Bravo; Centro Histórico de Paraty.



Possibilidade de Menores

Sim, a partir dos 12 anos; desde que acompanhado dos pais ou responsáveis, e que já tenha costume com trekking e atividades outdoor.


Importante

  • Preços sujeitos a alterações sem aviso prévio. 
  • Saída de Itabira/MG.
  • Lugares sujeitos à disponibilidade.
  • Caso o cliente tenha interesse em adicionar itens que não fazem parte do cardápio previsto, é necessário adicionar valor extra ao pacote para alimentação diferenciada – consulte valor.
  • Ao viajante cabe levar a sua mochila e equipamentos pessoais (saco de dormir, isolante térmico, colchonete e barraca, se for o caso).
  • A programação acima pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a operadora julgue que possam interferir na segurança ou bem-estar dos viajantes.
  • Verifique com o consultor se os valores divulgados tem restrições para o mínimos de participantes.
  • A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita.

DIA 1
18:00 - Saida de Itabira/MG | Parada em Belo Horizonte
Tempo de viagem: aproximadamente 12h


DIA 2
07:00 - Chegada em Paraty/RJ - Desjejum na Rodoviária (não incluso).
08:00 - Traslado de barco de Paraty-mirim até Praia Grande - Cajaíba (traslado incluso), com passagem pelas proximidades do fiorde brasileiro no Saco de Mamanguá.
10:00 - Início da caminhada de Praia Grande até a Praia Martins de Sá. 4 a 5 horas de caminhada, nível moderado.
16:00 - Chegada em Martins de Sá (camping incluso). Tarde e noite livres (jantar não incluso).


DIA 3
06:00 - Café da manhã no camping (incluso) da Praia de Martins de Sá.
07:00 - Início da caminhada de Martins de Sá até a Praia de Ponta Negra. Tempo de caminhada: 6 a 7h, nível moderado-difícil.
15:00 - Chegada em Ponta Negra (hospedagem em casas caiçaras inclusa). Tarde e noite livres (jantar não incluso).


DIA 4
04:30 - Café da manhã no camping (incluso) da Praia de Ponta Negra.
05:00 - Início da caminhada até a Cachoeira do Saco Bravo - nível moderado-difícil. Quem optar por não realizar essa parte da caminhada, pode tomar o café da manhã mais tarde e aguardar pela chegada do grupo que foi à cachoeira.
11:00 - Caminhada de Ponta Negra até Vila Oratório (fim da travessia). Nesse ponto, aguardaremos pelo transporte coletivo (passagem inclusa) que nos conduzirá até Paraty, onde o veículo de resgate estará aguardando pelo grupo.

Obs: Caso o grupo se atrase (prazo limite: 11:30) para o início dessa parte de caminhada, ela será substituída por um traslado de barco até o pier do Condomínio Laranjeiras, onde uma van conduzirá o grupo até a Vila Oratório.
17:00 - Chegada em Paraty: almojanta em restaurante (não incluso).
18:00 - Saída de Paraty, com destino a Itabira/MG (parada de desembarque em Belo Horizonte - Terminal JK).


DIA 5
07:00 / 08:00 - Chegada em Itabira/MG


Durante a caminhada, vai ter algum tipo de trepa-predras ou escalaminhada?

Teremos vários trechos de subidas e descidas fortes e bem cansativas, sem contudo serem perigosos ou que seja necessário o uso das mãos. Um único ponto onde terá de utilizar as mãos será para chegar à cachoeira do Saco Bravo - porém não é lugar alto ou perigoso, e existe uma corda para ajudar a quem não possui muito costume com o lugar, além de nosso auxílio, é claro!

O início da travessia será precedido por um traslado de barco de Paraty Mirim até a praia Grande. É seguro?

Sim, totalmente! Uma embarcação segura, em velocidade adequada e bem delimitada quanto ao número de passageiros. Será aproximadamente 30 minutos de passeio bem tranquilo, onde você poderá desfrutar de um vista fantástica!

No segundo dia, a aventura será bem cansativa, né?

Sim, mas se quiser, você poderá combinar com os barqueiros levar sua mochila e barraca até a praia de Ponta Negra, poupando peso e energia durante a caminhada. A proprietária das casas onde pernoitaremos aguardará pelas mochilas, deixando-as em local seguro. Nesse caso você deverá ter uma mochila pequena de ataque, para levar água e lanche durante a tividade desse dia.

Se eu acordar mais cansado, poderei cancelar a caminhada até a cachoeira do Saco Bravo?

Sim, poderá. Basta aguardar com a mochila preparada, pela chegada do grupo que foi à cachoeira, por volta das 10:30.

Há possibilidade de banho onde pernoitaremos?

Sim. No primeiro dia, os banheiros possuem água fria - já que não existe eletricidade regular em Martins de Sá. Já no segundo dia, em Ponta Negra, há eletricidade no local e poderemos tomar banho quente nos banheiros. Lembre-se: são lugares preservados e remotos, em Ponta Negra a luz elétrica chegou recentemente!...

Durante o percurso, há locais para comprar água?

Sim. No primeiro dia, antes de chegarmos ao camping, há várias praias onde poderá adquirir água e até mesmo fazer um lanchinho durante as paradas.

No seguindo dia, antes de chegarmos à Ponta Negra, poderá adquirir água em Cairuçu das Pedras - um pequeno vilarejo onde vamos dar uma refrescante parada.

Onde vamos jantar?

Em Martins de Sá, a sede do camping possui um grande avarandado, onde servem o Café da Manhã e o Jantar para o grupo - vendem também refrigerante e água mineral.

Já em Ponta Negra, o jantar é servido em uma tenda em frente a um dos bares locais, e a pouquíssimos metros da praia - uma experiência incrível! Você também pode comprar refrigerante, água mineral ou cerveja por lá!

Vou ter que levar barraca para apenas um dia... no acampamento não há barracas para alugar não?

Não, eles não prestam esse tipo de serviço. Você poderá alugar uma de nossas barracas, caso não possua uma própria.

Como faz calor, eu poderia levar uma rede, em vez de barraca...

É uma boa ideia, porém essa região é bastante úmida, chove com muita frequência, então pode ser que você dê azar nesse dia...

Não moro em Belo Horizonte ou Itabira/MG. Como posso participar?

Não se preocupe, você tem três opções:

1) Você pode escolher um destes pontos para embarque - o que for mais próximo de você;

2) Poderemos combinar um ponto intermediário - desde que esteja dentro de nossa rota;

3) Se você deseja ficar mais alguns dias em Paraty, poderá encontrar com o grupo no início da atividade - em Paraty Mirim. Porém, caso vá de carro próprio, se atente ao seguinte: o final da travessia será em Paraty, então deverá ter em mente que a logística de pegar o carro novamente em Paraty Mirim, ok?


Cancelamento pelo cliente:

Em caso de cancelamento por iniciativa do cliente por qualquer que seja o motivo, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Terra Trekking fará devolução conforme condições abaixo, em até 15 (quinze) dias úteis: 

  • Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total
  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

Será também deduzido, de todos os valores citados acima, a multa rescisória de 20% (vinte por cento) do pacote contratado/reservado e cancelado pelo cliente.

 Não comparecimento (No Show) do cliente:

Em caso de não comparecimento (No Show) da aventura adquirida por qualquer que seja o motivo, não haverá devolução da quantia já paga pelo cliente.

Cancelamento pela TerraTrekking:

Se por qualquer motivo de caso fortuito ou força maior que torne inviável a realização da aventura adquirida, a TerraTrekking envidará seus melhores esforços para apresentar alternativas de outros passeios.

Contudo, caso a opção do Cliente seja pelo cancelamento, a TerraTrekking devolverá na integralidade a importância paga até a data do cancelamento, em até 15 (quinze) dias úteis contados da data da opção realizada pelo Cliente.


A partir de:

De: R$ 1.050,00 | Por: R$ 895,00
Válido até o dia 31/12/2019 às 23:59 horas.


O que está incluso

  • Transporte rodoviário de Itabira/MG (veículo credenciado, ar / dvd), com breve parada em Belo Horizonte/MG (Terminal JK) - ida/resgate/volta;
  • Travessia de barco de Paraty-Mirim até Praia Grande;
  • Taxas de Camping (Dia 1) e Hospedadem em Casa caiçara (Dia2);
  • Café da manhã no Camping (Dia 1) e na Casa (Dia 2);
  • Guia local bilíngue credenciado Cadastur;
  • Condutor de Aventura especializado em Caminhadas de Longo Curso, com equipamentos de segurança, kit Primeiros Socorros, Radiocomunicador, GPS, Rastreamento via satélite Spot Gen3;
  • Assessoria para compra de equipamento, vestuário e alimentação;
  • Seguro contra acidentes pessoais;
  • Certificado de Conclusão de Atividade.

Serviços adicionais oferecidos pelo Terra Trekking

  • Equipamento de Camping - Isolante Térmico (R$ 20,00)
  • Aluguel de Barraca (a compartir - 2 pessoas) preço por pessoa (R$ 30,00)
  • Aluguel de Barraca (individual) (R$ 80,00)
  • Lanche de trilha - 3 dias (R$ 70,00)
  • Líner (R$ 35,00)
  • Jantar em Martins de Sá (Dia 1) e Ponta Negra (Dia 2) (R$ 80,00)
Verificar condições de pagamento