Travessia Parque do Itambé x Rio Preto

Nível de Dificuldade:
  • (Moderado)
4 dias + 3 noites
Data de Saída: 18/04/2019
A partir de:

R$ 670,00

Verificar condições de pagamento ESGOTADO

Entre Serro e Diamantina existe um paraíso de montanhas, córregos, cachoeiras e uma história riquíssima cujo cenário se desenrola em vários trechos da Estrada Real, numa das porções mais impressionantes da Cordilheira do Espinhaço.

A Travessia dos Parques do Itambé ao Parque do Rio Preto refaz um antigo e outrora muito utilizado caminho de tropeiros, comerciantes e garimpeiros que iam e vinham entre as regiões históricas de Serro e Diamantina. Atualmente apenas uns poucos caminhantes de trekking ousam trilhar os incessantes sobe-desces da travessia - em parte por conta do complexo planejamento logístico necessário à realização da aventura!

A Travessia Entreparques - como também é chamada - começa no pequeno e hospitaleiro povoado serrano de Capivari e segue até o paradisíaco Parque Estadual do Rio Preto, em São Gonçalo do Rio Preto/MG, próximo de Diamantina, enfrentando os desafios do clima agreste e se encantando com belas cachoeiras, povoados esquecidos pelo tempo e impressionantes esculturas naturais pelo caminho.

Atravessando o sertão de Minas, contornaremos a Serra da Bicha e chegaremos aos pés do assombroso Pico do Itambé (o mais alto do sertão mineiro!), até encontrarmos descanso e abrigo em uma pacata comunidade próxima ao Jequitinhonha Preto. O segundo dia da aventura será bastante rigoroso, não apenas pelos morros e subidas, mas também por conta da longa exposição ao Sol e à pouca oferta de água em boa parte do caminho. No final desse dia, um descanso merecido no abrigo de montanhistas próximo à Chapada dos Couto - a Casa do Mozart. Um local remoto onde prepararemos nosso próprio jantar em uma fogão a lenha e conversaremos à luz das estrelas, em meio à Natureza e às belas montanhas a região.

No penúltimo dia de aventura, mas já no final da travessia, no Parque do Rio Preto, muitas cachoeiras deliciosas esperam pelo aventureiro, a começar pela belíssima Cachoeira do Crioulo - uma queda d'água de aproximadamente 30 metros, com um enorme poço de água cor de coca-cola e circundada por uma orla de areias brancas e finas, como numa praia! - passando pela relaxante Cachoeira das Sempre-vivas, Forquilha e tantos outros poços e quedas pelo caminho até a sede do Parque.

Após a travessia, o grupo irá pernoitar nos alojamentos do Parque, e aproveitar o último dia de aventura para um merecido descanso e passeios descontraídos - com destaque ao impressionante Poço do Veado!

O seu Feriado da Semana Santa de 2019 pode ser bem emocionante! Venha realizar essa experiência incrível pelo sertão mineiro, cercado de Natureza e História!


A aventura

Para quem deseja caminhar pelo sertão mineiro, em uma das mais belas porções da Cordilheira do Espinhaço, revivendo o caminho de antigos comerciantes, garimpeiros e viajantes pela região - que também faz parte da Estrada Real. Quem gosta de belas cachoeiras, rochas monumentais e panoramas exuberantes, terá pelo caminho ótimos registros. E como não se emocionar com a singeleza dos receptivos familiares, em contraste com a inesquecível hospitalidade - marca registrada do mineiro interiorano!


Local

Capivari (Serro/MG)

Percurso total

Trilha da Travessia: Aproximadamente 55km

  • Altitude máxima: 1.658m
  • Ganho de elevação acumulado em Subida: 1.005m
  • Ganho de elevação acumulado em Descida: 1.408m

Trilha para o Poço do Veado - Parque do Rio Preto: 5km (ida+ volta)


Grau de dificuldade

Iniciantes: Moderado
Experientes: Fácil-moderado

O percurso em si não apresenta grandes dificuldades técnicas; o que dificulta essa caminhada são alguns longos trechos em subida, a oferta de água escassa e a longa exposição ao Sol durante boa parte do segundo dia, bem como a própria extensão da travessia. A logística foi formatada para não haver necessidade de carregar barracas, diminuindo a carga nas costas e melhorando a experiência da caminhada. A trilha do Parque do Rio Preto (Poço do Veado) é leve, não apresenta dificuldades.


Atrações

Povoado de Capivari; Pico do Itambé; vista da Serra da Bicha; Trilha dos Tropeiros; Cachoeira da Bica Dágua; Povoado de Bica D'Água e receptivo familiar; Rio Jequitinhonha Preto e seu Sumidouro; Cachoeira da Cortina; Chapada do Couto; Morro Redondo; Pico Dois Irmãos; Parque Estadual do Rio Preto; Morro do Alecrim; Cachoeira da Sempre Viva; Cachoeira do Crioulo; Prainha do Rio Preto; Poço do Veado; Trecho da Estrada Real; cachoeiras, lapas e formações rochosas belíssimas durante todo o percurso.



Possibilidade de Menores

Sim, a partir dos 15 anos de idade, acompanhado dos pais ou responsáveis que devem ter em mão autorização de firma reconhecida daquele que não está presente, e que já possua costume com atividades físicas ao ar livre.


Importante

  • Preços sujeitos a alterações sem aviso prévio. 
  • Lugares sujeitos à disponibilidade 
  • Caso o cliente tenha interesse em adicionar itens que não fazem parte do cardápio previsto, é necessário adicionar valor extra ao pacote para alimentação diferenciada – consulte valor.
  • Ao viajante cabe levar a sua mochila e equipamentos pessoais.
  • A programação acima pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a operadora julgue que possam interferir na segurança ou bem-estar dos viajantes.
  • Verifique com o consultor se os valores divulgados tem restrições para o mínimos de participantes.
  • A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita.

Dia 1 - Quinta-feira

  • 00:00 – Embarque dos participantes. Partida de Itabira/MG com parada para embarque em Belo Horizonte/MG. Mora em outra cidade, mas não quer ficar de fora? Clique aqui para verificarmos outras possibilidades de embarque.
  • 07:30 – Café da manhã (incluso) em receptivo familiar no povoado de Capivari (Serro/MG)
  • 09:00 – Início da caminhada. Nesse dia, passaremos volteando o majestoso Pico do Itambé e a Serra da Bicha.
  • 16:00 – Fim da caminhada. Parada para banho de cachoeira na comunidade Bica D'água
  • 17:30 – Jantar, banho quente e pernoite em receptivo familiar (inclusos) na comunidade Bica D'água

Dia 2 - Sexta-feira

  • 06:00 – Café da Manhã na comunidade de Bica D'água (incluso).
  • 07:30 – Retomada da caminhada. O trajeto é caracterizado pela escassa oferta de água natural, durante boa parte do dia, na Chapada dos Couto. Nesse dia deve atentar-se em encher os cantis em todas as oportunidades. Parada no Morro Redondo para apreciar o belíssimo panorama
  • 17:00 – Jantar de montanha (não incluso) e pernoite em abrigo de montanhistas (Casa do Mozart) no Parque Estadual do Rio Preto

Dia 3 - Sábado

  • 06:00 – Café da Manhã (não incluso) no abrigo de montanhistas (Casa do Mozart) no Parque Estadual do Rio Preto
  • 07:30 – Retomada da caminhada. Parada em cachoeiras e quedas d'água pelo caminho
  • 12:00 – Visita para banho nas cachoeiras da Sempre-Viva e do Crioulo, dentro do Parque do Rio Preto
  • 16:00 – Chegada à sede do Parque Estadual do Rio Preto. Almoço tardio no restaurante do Parque (incluso). Descanso e banho quente nos alojamentos. Noite livre

Dia 4 - Domingo

  • 07:00 – Café da Manhã (incluso) no restaurante do Parque Estadual do Rio Preto
  • 08:30 – Passeio pelo Parque do Rio Preto. Visita para banho no Poço do Veado
  • 12:00 – Checkout e saída do parque com destino a Itabira/MG
  • 13:30 - Almoço em restaurante em Diamantina/MG
  • 18:00 – Parada para desembarque em Belo Horizonte/MG
  • 20:00 – Chegada em Itabira/MG. Desembarque dos participantes locais

Obs.: 1) horários aproximados, por se tratar de atividade outdoor. 2) Verificar possibilidade de encontro fora do roteiro de embarque.


Quais os pontos de parada para embarque?

Após o embarque inicial em Itabira/MG, o veículo fará uma parada em Belo Horizonte (Terminal JK). Outros locais próximos à rota poderão ser estudados.

Caso seja de região próxima a Itabira/MG, poderá deixar seu veículo em local seguro, antes de partir tranquilo para a aventura. Entre em contato para confirmar essa possibilidade. Ou caso vá de ônibus, podemos orientar quanto à pousada ou hotel, para aguardar o momento do embarque.


Qual será a hospedagem ou pernoite do grupo?

No primeiro dia de pernoite: em um sítio no povoado Bica D'àgua, há várias camas e espaço para bivaque, de acordo com a disponibilidade. Com banho quente!

Já no segundo dia de pernoite: em uma casa que serve de abrigo de montanhistas no Parque do Rio Preto, também há várias camas e espaço para bivaque, de acordo com a disponibilidade.

O terceito dia será de pernoite nos alojamentos do Parque do Rio Preto, com banho quente, várias camas confortáveis e um restaurante próximo, que serve um saboroso jantar, porções e bebidas.

Dessa maneira, não haverá necessidade de carregar barracas, sacos de dormir  ou isolantes - a menos que o participante assim deseje acampar próximo aos pontos de pernoite.


Tem algum trecho de escalada ou escalaminhada?

Não, nenhum!


Três dias andando com mochila pesada?...

De jeito nenhum! Você só levará roupa, eletrônicos, itens de higiene, lanche e água na mochila, além da sua comida para preparar o jantar e café da manhã no abrigo dos montanhistas no segundo dia. Desse jeito, você pode ir leve e despreocupado, tirando suas fotos e curtindo o visual único do sertão mineiro! 


Qual a experiência necessária para essa viagem?

É desejável que você já tenha feito trilhas com mais de seis horas de duração. Deve possuir um bom condicionamento, essencial para os longos períodos de subidas. Não deve possuir nenhum tipo de restrição de saúde. E estar ciente do calor e da pouca oferta de água durante um período da aventura.


Há possibilidade de resgate, se eu não quiser mais prosseguir?

Esse é um lugar remoto, cujos acessos são bastante difíceis. Caso haja alguma solução nesse sentido, os custos do resgate são por conta do desistente. Tenha ciência desse fato antes de se inscrever.


Posso ir sozinho para esse passeio?

Pode sim! Fique tranquilo. Os grupos formados sempre são sempre bem humorados e se entrosam muito bem. Faça novas amizades nas trilhas, você verá o quanto é proveitoso e enriquecedor se aproximar de pessoas com o mesmo interesse que o seu!


E se eu me machucar?

Nossos guias e condutores são socorristas experientes e carregam um completo kit de primeiros socorros.


Se chover, poderemos participar com segurança? Ou o passeio será cancelado?

A Terra Trekking monitora continuamente as condições climáticas na região a ser visitada. Atividades outdoor, como o trekking, estão sujeitas às intempéries. Por isso, o cancelamento ocorrerá somente em casos de temporais, enchentes, ou catástrofe similar que possa colocar em risco a integridade física dos participantes e sua experiência plena do passeio, ou ainda pela interdição do acesso viário ao início da atividade.


Quais as medidas de segurança para essa caminhada?

Existe um protocolo de segurança. Normalmente, os passeios da Terra Trekking são realizados com um guia local e condutores, de acordo com o grau de dificuldade do roteiro ou quantidade de participantes. Todos são equipados com kit primeiros socorros, rádio comunicadores, apitos e rastreados continpor Satélite pelo moderno aparelho Spot Gen3. E são treinados e capacitados para atender prontamente, em caso de acidentes com os participantes.


Há problema se eu andar depressa ou devagar?

O ritmo do passeio é ditado pelas condições de caminada e ânimo do participante e também levando em conta os objetivos gerais segundo o cronograma estabelecido. Existe um condutor que fica na frente, e outro condutor, que fica sempre por último, caminhando com aquels que estão mais cansado ou que desejam apenas contemplar mais a paisagem. Assim, cada um vai no seu ritmo, curtindo a experiência.


Como faço para me informar melhor sobre os passeios?

Após o cadastramento e respectivo pagamento, o participante terá acesso às informações - via e-mail - específicas do passeio, bem como assessoria quanto à possível aquisição de equipamentos, itens de vestuário e lanche. Nos passeios de nível de dificuldade mais acentuados, é criado um grupo de mensagens instantâneas (Whatsapp) para orientação geral.


É necessário adquirir alguma roupa especial para esse passeio?

Nesse passeio, serão necessárias roupas leves, mas tendo os braços, pernas e pescoço protegidos do Sol. Um boné ou chapéu será bem útil. Claro: não se esqueça do protetor solar! Um email de Dicas de cestuário será encaminhado ao participante após a sua inscrição.


O que utilizar: Botas ou tênis?

Atividades ao ar livre e em terrenos rústicos exigem uma bota (previamente amaciada), para maior segurança e comodidade ao caminhante. Porém caso não possua bota, serve um tênis outdoor. O tênis normal NÃO é recomendado.


Existem partes perigosas ou expostas nessa caminhada?

Não.


Quem vai carregar as coisas?

Cada participante é responsável por carregar seus próprios equipamentos pessoais, bem como os equipamentos alugados, vestuário, higiene, eletrônicos e a comida – lanche de trilha e jantar/café da manhã no Abrigo de Montanhistas do Parque do Rio Preto.


Cancelamento pelo cliente:

Em caso de cancelamento por iniciativa do cliente por qualquer que seja o motivo, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Terra Trekking fará devolução conforme condições abaixo, em até 15 (quinze) dias úteis: 

  • Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total
  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

Será também deduzido, de todos os valores citados acima, a multa rescisória de 20% (vinte por cento) do pacote contratado/reservado e cancelado pelo cliente.

Não comparecimento (No Show) do cliente:

Em caso de não comparecimento (No Show) da aventura adquirida por qualquer que seja o motivo, não haverá devolução da quantia já paga pelo cliente.

Cancelamento pela TerraTrekking:

Se por qualquer motivo de caso fortuito ou força maior que torne inviável a realização da aventura adquirida, a TerraTrekking envidará seus melhores esforços para apresentar alternativas de outros passeios.

Contudo, caso a opção do Cliente seja pelo cancelamento, a TerraTrekking devolverá na integralidade a importância paga até a data do cancelamento, em até 5 (cinco) dias úteis contados da data da opção realizada pelo Cliente.


A partir de:

R$ 670,00


O que está incluso

Inclui:

  • Transporte rodoviário em micro ônibus Itabira+Belo Horizonte/MG + resgate/volta. 
  • Alimentação: 3 Café da manhã (povoado de Capivari, povoado de Bica D'água e Parque do Rio Preto), 1 Jantar (povoado de Bica D'Água), 1 Almoço de Confraternização (Parque do Rio Preto).
  • Hospitalidade: Pernoite 1 (cama + banho quente) em receptivo familiar / Pernoite 2 (cama) em abrigo de montanha no Parque do Rio Preto / Pernoite 3 (cama) em alojamento no Parque do Rio Preto.
  • Condução: Guia local + Condutor especializado em Caminhadas de Longo Curso, capacitados e equipados com GPS, radiocomunicadores, Rastreador via satélite SPOT GEN3, kit Primeiros Socorros. 
  • Autorização para a realização da travessia com os parques Estadual do Rio Preto + Estadual do Pico do Itambé. 
  • Seguro contra acidentes pessoais.
  • Brinde colecionável.
  • 5% a 10% de desconto nos produtos Linha Aventura da loja Adrena (Belo Horizonte/MG) - mediante apresentação de Cupom de Desconto. adrenaonline.com.br
  • 7% a 10% de desconto nos produtos da loja Nerea (Belo Horizonte/MG) - mediante apresentação de Cupom de Desconto. nerea.com.br
  • 10% de desconto em até 6x no cartão nos produtos da loja Dominante (Itabira/MG) - mediante apresentação de Cupom de Desconto.

​Não Inclui:

  • Despesas de caráter pessoal
  • Itens não mencionados
  • Refeições ao longo das paradas na estrada
  • Bebida e hidratação não especificada no roteiro

Serviços adicionais oferecidos pelo Terra Trekking

  • Equipamento de Camping - Isolante Térmico (R$ 15,00)
  • Lanche de trilha - 3 dias (R$ 100,00)
  • Equipamento de caminhada - Bastão, Lanterna e Capa de chuva - Locação 3 dias (R$ 30,00)
  • Clor-in - Purificador de água; embalagem contém 10 pastilhas (R$ 20,00)
  • Saco de Dormir 10º + Lençol Líner (R$ 40,00)
Verificar condições de pagamento