Chapada dos Veadeiros

Nível de Dificuldade:
  • (Moderado)
Data de Saída: 01/05/2016
Verificar condições de pagamento ESGOTADO

Uma região surreal.

Chapada dos Veadeiros encanta a todos que a visitam. Suas paisagens, águas límpidas e riquíssima biodiversidade - como as várias plantas endêmicas do cerrado de altitude - fazem de Veadeiros um cenário singular. Localizada a 230 km de Brasília, a Chapada possui 1.300 metros de altitude média e diversas nascentes que descem platô abaixo, em direção ao Rio Tocantins.

Devido aos dois climas distintos durante cada ano - muito seco entre junho e outubro e chuvoso entre novembro e início de maio - a Chapada dos Veadeiros apresenta alterações no aspecto dos elementos da paisagem que, no entanto, permanecem encantadoras sempre.

Tanta riqueza permaneceu guardada durante muito tempo, assim como a riqueza cultural mantida pelas comunidades pioneiras, que revelam tradições cultivadas na região há mais de 250 anos. Estes dois fatores - meio ambiente e cultura preservados - permitem o eterno encantamento dos que visitam a Chapada dos Veadeiros pela primeira vez, ou dos que lá retornam enfeitiçados pela magia do lugar.

Nessa aventura da Terra Trekking pela Chapada dos Veadeiros, iremos conhecer alguns dos mais incríveis atrativos naturais da região.

Assim que chegarmos à Vila de São Jorge - uma localidade alternativa e simpática pertencente ao município de Alto Paraíso/GO - visitaremos os Saltos do Rio Preto, já nos domínios do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. São duas cachoeiras com quedas de 80 e 120m de altura, a primeira das quais há possibilidade de se banhar em seu grande e belo lago. Já a Salto 120m, embora não seja permitida a visitação, possui um mirante com uma vista fantástica para a incrível cachoeira - uma cena de cartão postal!

O segundo dia da aventura nos reserva boas surpresas: uma experiência única de trilha e turismo de vilarejo, conhecendo os costumes e tradições da maior comunidade de descendência quilombola do Brasil: Kalunga! E de lá, além de um almoço típico da região, tomaremos rumo a duas esculturas naturaIs que estão entre as mais belas quedas d'água do Centro-Oeste. Cachoeira Santa Bárbara, a rainha de Goiás, com suas águas incrivelmente azuis; e Cachoeira das Capivaras, um convite à contemplação.

No terceiro dia de descobertas pela Chapada, os participantes poderão optar por conhecer as Cachoeiras Cariocas e os Cânions - dois fascinantes locais para banho e descanso - ou estender a caminhada, realizando a Travessia das Sete Quedas, em um percurso de aproximadamente 23,5km em nível moderado - que se intensifica devido ao calor típico da região - que atravessa boa parte do Parque, atravessa as Fiandeiras do Rio Preto, a Cachoeira das Sete Quedas - lugar de beleza estonteante! - e termina caminhando no fim da tarde por campos de Cerrado Rupestre até chegar próximo à rodovia GO-239 - onde o veículo do resgate estará aguardando pelo grupo da travessia.

Antes de partir de volta para casa, essa aventura ainda nos reserva belas surpresas: as Cachoeiras Almécegas I e II, localizadas na Fazenda São Bento, em Alto Paraíso. A primeira possui 50m de queda d'água, que forma um belo véu de noiva sobre o paredão rochoso e desemboca em uma piscina natural de águas verdejantes. Almécegas II é um pouco menor - 15m de queda d'água - mas não menos aprazível, possibilitando um ótimo banho e descanso sob o Sol.

Uma última parada para guardar na memória um dos locais mais marcantes e enigmáticos de toda a aventura: o Jardim de Maytreia. Uma linda vista panorâmica com um imenso campo aberto pontilhado por flores e veredas de buritis, Maytreia é um lugar considerado sagrado para os místicos, que acreditam haver lá um portal para outra dimensão, com um campo de força magnética. Com o silêncio e a bela paisagem, o jardim proporciona realmente uma sensação de paz e um momento para contemplação, sendo um dos lugares mais sedutores de toda a Chapada.

É nesse lugar mágico e fascinante que você irá desembarcar, em companhia da Terra Trekking. Para tomar muitos banhos de cachoeira, caminhar bastante e desfrutar de descontraída hospitalidade na Chapada dos Veadeiros!

 

Hospedagem | Camping

Para esta expedição, nosso serviço disponibiliza ao participante os espaços de camping no Espaço Aracoaria, no centro da Vila de São Jorge. É um lugar amplo e aberto, em um clima amistoso e de prazerosa simplicidade. Cada participante leva sua própria barraca, colchonete e apetrechos, mantendo-a montada durante a saída para as atividades diárias.

Hospedagem | Pousadas

O participante que desejar um pouco mais de conforto, poderá se hospedar em uma das seguintes pousadas em São Jorge - sendo que o valor das diárias do camping serão deduzidas do valor total do Pacote.

Pousada Trilha Violeta

Localizada numa bela rua no centro do povoado de São Jorge, a Pousada Trilha Violeta tem uma ótima decoração toda na cor que leva em seu nome, é uma acomodação simples e confortável. São oito chalés de dois andares, com um apartamento por andar, com ventiladores e varanda com rede. Oferece frigobar em alguns aptos. Farto café da manhã com mais de trinta ítens, recepção com TV e sala de terapias.

Pousada Mundo dha Lua

A Pousada Mundo Dha Lua oferece conforto, charme, café da manhã farto e variado. Atendimento personalizado. Os apartamentos são confortáveis e arejados com varanda individual, ar condicionado, TV LCD com assinatura Sky, internet wireless, rede, ventilador de teto, frigobar e banheiro. 

Pousada Bambu Brasil

Localizada em uma simpática rua na vila de São Jorge, com o Café Bambu Brasil em sua frente, ótima opção para um café expresso ou salgados e doces. A Pousada possui piscina, loja de artesanato, sala de descanso. Os apartamentos dispõem de aconchegantes varandas, os quartos são equipados com camas king size, frigobar e ventilador de teto. 

Pousada Casa das Flores

Fazendo um estilo rústico e confortável, a pousada Casa das Flores possui chalés, mezaninos, duplex e apartamentos. Farto café da manhã servido na varanda de cada apartamento, piscina aquecida, spa de hidromassagem aquecido, sauna a vapor, sala de tv e vídeo. A pousada conta também com Loja de artesanatos regionais e nacionais, bar de drinks tropicais e restaurante à la carte. Aos finais de semana, apresentações musicais, danças e terapias.  A Casa das Flores tem iluminação a luz de velas nos seus ambientes internos e lampião a gás na varanda.

Pousada Baguá

A Baguá é uma das exclusivas pousadas do centro-oeste brasileiro. Dispõe de apenas quatro bangalôs, o que garante muita privacidade e um tratamento exclusivo aos seus hóspedes. Os bangalôs estão erguidos sobre palafitas e contam com uma decoração rústica. Cada bangalô tem 82m2 e dispõe de cama super king, TV 29', DVD/MP3 player, frigobar, sala de banho com duas duchas aquecidas por energia solar e hidromassagem exclusiva ao ar livre. Os bangalôs dispõem também de lareira, jardim de inverno, varanda com rede e deck exclusivos. É o ambiente perfeito para refugiar-se, sair da rotina. Um lugar especial para contemplar a natureza. Do Café Baguá, um confortável lounge, tem-se uma magnífica panorâmica do Parque Nacional. Nesse ambiente é servido café da manhã, lanches, drinks e jantares, além de ser palco para diversas atrações artísticas.

 

Observações

  • Optando pela pousada, o participante pagará preço diferenciado pela Reserva, equivalente à dispensa do Camping.
  • A Terra Trekking apenas indica as pousadas acima, mas não interfere ou participa da negociação ou reserva.
  • Ao conversar com a pousada, informar sobre a dispensa do Café da Manhã no estabelecimento - o grupo de trekking se reunirá todos os dias para o Desjejum (incluso no Pacote), em local específico.
  • Após efetivação de reserva de quarto junto à pousada, pedimos ao participante que nos informe imediatamente, para nosso planejamento e organização.

A aventura

Uma caminhada pela Chapada dos Veadeiros é um passeio por um museu vivo de plantas e paisagens únicas, moldadas com carinho pela natureza durante milhares de anos.


Local

Município de Alto Paraíso de Goiás/GO

Percurso total

DIA 1

Trilha dos Saltos 80 e 120: aproximadamente 11km ida+volta - nível leve-moderado


DIA 2

Cachoeira Santa Bárbara: aproximadamente 3km ida+volta - nível leve

Cachoeira da Capivara: aproximadamente 3,5km ida+volta - nível leve


DIA 3

Trilha das Cachoeiras Cariocas: aproximadamente 12km ida+volta - nível leve-moderado

Travessia das Sete Quedas: aproximadamente 25km - nível moderado


DIA 4

Trilha das Cachoeiras Almécegas I e II: aproximadamente 3km ida+volta - nível leve-moderado


Grau de dificuldade

Trilha dos Saltos 80 e 120: nível leve-moderado (muita cascalheira e trechos íngremes pelo caminho)

Cachoeira Santa Bárbara e Cachoeira da Capivara: nível leve

Trilha das Cachoeiras Cariocas: nível leve-moderado (trechos íngremes para acesso às cachoeiras)

Travessia das Sete Quedas: nível moderado (trecho com pouca variação altitudinal, mas a exposição ao Sol e a própria extensão da caminhada são os maiores obstáculos)

Trilha das Cachoeiras Almécegas I e II: nível leve


Atrações

Vila de São Jorge/GO

  • Restaurantes, bares e "arrasta-pés" na vila São Jorge
  • Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
  • Trilha dos Saltos 80 e 120 (Saltos do Rio Preto)
  • Cachoeira Cariocas
  • Fiandeiras
  • Cachoeira das 7 Quedas
  • Cânions

Alto Paraíso/GO

  • Jardim de Maytreia
  • Fazenda São Bento (Cachoeira Almécegas 1 e 2)

Município de Cavalcante/GO

  • Comunidade Quilombola Kalunga
  • Almoço típico na comunidade Kalunga
  • Cachoeira Santa Bárbara
  • Cachoeira da Capivara


Possibilidade de Menores

Sim, a partir dos 8 anos de idade, acompanhado dos pais ou responsáveis que devem ter em mão autorização de firma reconhecida daquele que não está presente, e que já possua costume com atividades físicas ao ar livre.


Importante

  • Preços sujeitos a alterações sem aviso prévio.
  • Leia nossa Política de Cancelamento, antes de efetivar sua vaga.
  • Caso o cliente tenha interesse em adicionar itens que não fazem parte do cardápio previsto, é necessário adicionar valor extra ao pacote para alimentação diferenciada – consulte valor.
  • Ao viajante cabe levar a sua mochila e equipamentos pessoais.
  • A programação acima pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a operadora julgue que possam interferir na segurança ou bem-estar dos participantes.
  • A ordem dos passeios pode não ser obrigatoriamente a descrita.

DIA 0 - Quarta-feira - 25/9/19

- 15:00 - Embarque participantes de Itabira/MG (Terminal Rodoviário Genaro Mafra)
- 18:00 - Embarque participantes de Belo Horizonte/MG (Ouro Minas e Terminal Turístico JK). Mais à noite, faremos uma parada em restaurante rodoviário para jantar e "espichar as pernas".

DIA 1 - Quinta-feira - 26/9/19

- 06:00 - Checkin no Camping Aracoara e nas pousadas próximas. Breve descanso;
- 09:00 – Desjejum do grupo;
- 11:00 - Checkin no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Início da Trilha dos Saltos. Atrações pelo caminho: Cachoeira dos Saltos 80, Cachoeira dos Saltos 120 e Corredeiras;
- Noite livre em São Jorge.


DIA 2 - Sexta-feira - 27/9/19

- 05:00 - Café da manhã;
- 06:00 - Partida para Cavalcante/GO: Comunidade Kalunga;
- 09:00 - Início da trilha para a Cachoeira Santa Bárbara;
- 12:00 - Almoço na Comunidade Kalunga: comida típica da região. Interação com a comunidade;

- 13:30 - Início da trilha para a Cachoeira da Capivara;
- 17:00 - Regresso para Vila São Jorge;
- Noite livre em São Jorge.


DIA 3 - Sábado - 28/9/19

- 05:00 - Café da manhã;
- 06:00 - Checkin no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Início da Trilha dos Cânions e Travessia das Sete Quedas. Atrações pelo caminho: Cachoeira das Cariocas, Cânion I e II, Fiandeiras, Rio Preto, Cerrado, Cachoeira das Sete Quedas - para quem não vai realizar a Travessia, pode passar o dia inteiro entre as cachoeiras Cariocas e os Cânions;
- Noite livre em São Jorge.


DIA 4 - Domingo - 29/9/19

- 6:00 - Café da manhã. Checkout no camping / pousadas. Partida de São Jorge;
- 9:00 - Visita para fotos ao Jardim de Maytreia;
- 10:00 - Visita Cachoeiras Almécegas I e II - Fazenda São Bento (Alto Paraíso/GO);
- 12:00 - Almoço e Banho na Fazenda São Bento. Partida com destino a Belo Horizonte/MG;
- Jantar na estrada (posto rodoviário). Várias paradas ao longo do trajeto, para espichar as pernas.


DIA 5 - Segunda-feira - 30/9/19

- 03:00 - Desembarque de participantes em Belo Horizonte/MG. Parada Breve no Posto Beija-Flor para desjejum;
- 06:00 - Desembarque de participantes em Itabira/MG;

Obs.: Horários aproximados, por se tratar de atividade outdoor. A ordem do roteiro pode ser alterada sem aviso prévio.


Que horas partiremos? E a volta, será que horas?
A saída de Itabira/MG ocorrerá às 15:00 do dia 25/9/19 com tolerância de 10 minutos. O veículo da Terra Trekking realizará a parada de embarque em Belo Horizonte/MG por volta das 17:30 / 18:00 do dia 25/9/19 também com tolerância de 10 minutos. A chegada em Belo Horizonte está prevista para a madrugada de 30/9/19, por volta das 03:00.


Moro em Itabira: onde é o local de embarque?
O embarque será na Rodoviária Genaro Mafra, entre av. João Pinheiro e r. Água Santa.


Moro em Belo Horizonte: onde é o local de embarque?
O embarque será no Terminal Turístico JK, na r. dos Guajajaras, 1353 - Barro Preto.


Quantos minutos de tolerância aos atrasos para embarques?
Nos embarques iniciais, serão 10 minutos de tolerância, não mais! Já nos embarques
para as atividades, o horários serão seguidos à risca, sem tolerância de atrasos!


Como é o local de camping?
Local amplo, e todo cercado em suas divisas. Dois banheiros (masc/fem), uma cozinha comunitária (com um fogão, uma pia, uma geladeira e armário com copos e panelas), um pia externa. Alguns varais, e iluminação em alguns pontos do camping.


As pousadas indicadas e o camping são próximos?
Sim, são todas próximas ao camping. Dessa maneira, o grupo terá facilidade para se reunir nos horários pré-estabelecidos.


Como é o veículo que nos levará à Chapada e aos seus atrativos?
Micro-ônibus certificado para viagens interestaduais. Equipado com ar condicionado, wi-fi, som, tv e dvd, poltronas reclináveis. Durante a ida e volta, será abastecido com água mineral para os participantes, à vontade. Como a viagem será longa, teremos 2 motoristas para esse roteiro - ambos muito experientes, confiáveis e que já realizaram mais de 30 viagens com a Terra Trekking, cada um! Portanto, pode ficar despreocupado, pois nós cuidamos de sua segurança!


As atividades diárias começam bem cedo!... E se eu me atrasar em acordar, para alguma dessas atividades?
A tolerância para atrasos será de 10 minutos, no máximo! Após esse prazo, embarcaremos no veículo, seguindo em direção ao nosso destino.


Serão muitas horas de viagem? Onde serão as paradas?

Teremos várias paradas ao longo estrada até nosso destino. Em restaurantes e lanchonetes rodoviárias. Serão paradas curtas, só o tempo necessário para espichar o corpo, ir ao banheiro e/ou fazer uma breve refeição. Na volta, será o mesmo esquema.


Caso eu desista, como posso ser reembolsado?

Reservas feitas no período de Pré-venda: sem reembolso, em nenhuma hipótese! Tenha a certeza de sua participação e dos prejuizos envolvidos, caso desista da viagem! Reservas feitas após o período de Pré-venda: observaremos nossa política habitual.


Após a Pré-venda, ainda poderei fazer a reserva?
Caso haja vagas, poderá sim, pelo site www.terratrekking.com.br! Porém, será com o valor.


Serei obrigado a participar da Travessia das Sete Quedas?
Não. Você poderá curtir as Cachoeiras Cariocas e os Cânions, caso não deseje realizar a travessia - que é mais cansativa e extensa. E não se preocupe: teremos um guia para acompanhar o grupo da Travessia e outro guia para cuidar do grupo das Cachoeiras.


Qual roupa levar para as atividades?
Roupa leve, apropriada para calor. Camisas dry com proteção UV. Calças ou bermudas apropriadas para trekking e longas caminhadas. Bota e meias. Boné,
chapéu ou bandana/ecohead. Não se esqueça de levar roupa para as noites em São Jorge. Obs: a vila não possui calçamento, é de chão batido; portanto, evite calçados com saltos e roupas que sujem com facilidade.


Devo levar meu lanche de trilha?
Não. A Terra Trekking lhe fornecerá os Lanches e Bebidas diariamente. Caso tenha algum tipo de restrição, favor informar com antecedência.


Cancelamento pelo cliente:

Em caso de cancelamento por iniciativa do cliente por qualquer que seja o motivo, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Terra Trekking fará devolução conforme condições abaixo, em até 15 (quinze) dias úteis: 

  • Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total
  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

Será também deduzido, de todos os valores citados acima, a multa rescisória de 20% (vinte por cento) do pacote contratado/reservado e cancelado pelo cliente.


Não comparecimento (No Show) do cliente:

Em caso de não comparecimento (No Show) da aventura adquirida por qualquer que seja o motivo, não haverá devolução da quantia já paga pelo cliente.


Cancelamento pela TerraTrekking:

Se por qualquer motivo de caso fortuito ou força maior que torne inviável a realização da aventura adquirida, a TerraTrekking envidará seus melhores esforços para apresentar alternativas de outros passeios.

Contudo, caso a opção do Cliente seja pelo cancelamento, a TerraTrekking devolverá na integralidade a importância paga até a data do cancelamento, em até 5 (cinco) dias úteis contados da data da opção realizada pelo Cliente.



O que está incluso

Inclui:

  • Transporte rodoviário (micro ônibus regulamentado, com ar condicionado, som/dvd, wi-fi) e transfer aos atrativos
  • Hospedagem (3 diárias) no Camping Aracoara (São Jorge/GO)
  • Café da manhã durante todos os dias
  • Reserva e autorização para realização das atividades no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros
  • Taxas de Entrada para todos os atrativos do Roteiro
  • Almoço comida típica na Comunidade Kalunga
  • Guias locais para todas as atividades - inclusive nativos da Comunidade Kalunga
  • Guia especializado em caminhadas de longo curso, equipado com GPS, Rastreador via satélite Spot Gen3, kit primeiros socorros coletivo.
  • Transfer em caminhonete da Comunidade Kalunga até o início da trilha Cachoeira Santa Bárbara.
  • Brinde colecionável para quem realizar a Travessia das 7 Quedas.
  • Seguro contra acidentes pessoais

​Não inclui:

  • Passagens aéreas
  • Despesas de caráter pessoal
  • Itens não mencionados
  • Refeições ao longo das paradas na estrada
  • Bebida e hidratação não especificada no roteiro

Verificar condições de pagamento