Parque Estadual do Rio Preto - Carnaval

Nível de Dificuldade:
  • (Leve)
3 dias + 2 noites
Data de Saída: 10/02/2018
A partir de:

R$ 590,00

Verificar condições de pagamento SOLICITE A SUA PRÉ-RESERVA

A Natureza foi sem dúvida bastante criativa nessa região da Cordilheira do Espinhaço, próxima a Diamantina/MG. Afloramentos rochosos, cachoeiras, piscinas e mirantes naturais, trilhas lindíssimas, paisagens de tirar o fôlego: esse é o Parque Estadual do Rio Preto, um paraíso onde o viajante se sente próximo da Natureza e pode ter contato com diversos elementos da flora e fauna locais.

Situado em São Gonçalo do Rio Preto (a 70km de Diamantina), onde se localiza o Rio Preto - afluente do Araçuaí e Jequitinhonha - faz parte do Circuito dos Diamantes da Estrada Real e tem se tornado muito importante na proteção das nascentes da bacia do rio Jequitinhonha e de diversas espécies de fauna em situação de risco. Para quem quer apenas descansar e não se esforçar muito, há vários poços para banho de acesso relativamente fácil onde pode-se refrescar em meio à Natureza preservada.

O parque é um dos mais estruturados de Minas. Dotado de uma infraestrutura invejável - restaurante, alojamentos, área de camping, quiosques, churrasqueiras, lavatório de pratos e roupas, vestiários, fonte de água potável, auditório, salas de reunião e sala para exposições -, ainda possui três principais trilhas temáticas, cada qual com acesso a belos e majestosos atrativos naturais: Trilha do Cerrado, Trilha das Cachoeiras e Trilha das Corredeiras.

Há numerosas pinturas rupestres na região, a exemplo da Lapa das Piabas, Lapa do Tatu, Lapa do Tropeiro e Moinho de Fubá. No Poço do Veado também há uma pintura rupestre que lembra um veado e por isso deu o nome ao poço.

A vegetação do parque é típica do cerrado, com variações desde campos mais limpos até matas mais densas com suas árvores retorcidas e de casca grossa.

Enfim, o Parque do Rio Preto é um lugar encantador e hospitaleiro, ideal para passar dias de descoberta e descanso.

Venha com a Terra Trekking para esse paraíso acolhedor.

Ps: O Parque Estadual do Rio Preto liberou recentemente algumas vagas de camping para o nosso grupo. Interessados, devem levar barraca própria - ou alugar com a Terra Trekking. O valor para esse pacote é de R$560/pessoa.


A aventura

  • O destino é indicado para pessoas que gostam de praticar atividades em contato com a natureza, cultura local - a região é integrante da Estrada Real (Caminho dos Diamantes). Ideal para quem deseja inserir os filhos em uma atividade prazerosa junto à Natureza. Igualmente adequado para pessoas da Terceira Idade - desde que apresentem saúde e condicionamento apropriados às atividades.
  • Ideal para quem deseja tranquilidade, cachoeiras e Natureza, ao invés do tumulto e agitação do Carnaval nas cidades.

Local

São Gonçalo do Rio Preto/MG

Percurso total

Variado.


Grau de dificuldade

As trilhas possuem graus de dificuldade variados, do leve ao leve-moderado. Boa parte das trilhas possui corrimão, degraus de madeira e outros aparatos, garantindo acessibilidade. São adequados também para crianças e terceira idade - desde que não possuam nenhuma restrição de saúde e/ou condicionamento.


Atrações

Parque Estadual do Rio Preto; Cachoeira Sempre Viva; Cachoeira do Crioulo; Corredeiras; Poço de Areia; Forquilha; Poço do Veado; Vau das Éguas; Vau Bravo; Prainha; vista do Pico Dois Irmãos; numerosos mirantes.



Possibilidade de Menores

Podem participar a partir dos 6 anos de idade.


Importante

  • Não há possibilidade de distinção nas acomodações para casais. A Organização dará preferência para que casais e pessoas da mesma família estejam no mesmo alojamento. Fora isso, será organizado por sexo, de acordo com a disponibilidade concedida pelo Parque.
  • Preços sujeitos a alterações sem aviso prévio. 
  • Lugares sujeitos à disponibilidade 
  • Caso o cliente tenha interesse em adicionar itens que não fazem parte do cardápio previsto, é necessário adicionar valor extra ao pacote para alimentação diferenciada – consulte valor.
  • Ao viajante cabe levar a sua mochila e equipamentos pessoais.
  • A programação acima pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a operadora julgue que possam interferir na segurança ou bem-estar dos viajantes.
  • Verifique com o consultor se os valores divulgados tem restrições para o mínimos de participantes.
  • A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita.

Dia 1

  • 01:30 - Saída de Belo Horizonte/MG (Terminal JK).
  • 03:00 - Breve parada em Itabira/MG (Terminal Rodoviário Genaro Mafra) para embarque dos participantes locais.
  • 08:00 - Café da manhã em restaurante (Diamantina/MG).
  • 10:00 - Chegada no Parque do Rio Preto. Breve vídeo-apresentação sobre conservação da Unidade. Acomodação e descanso do grupo nos Alojamentos.
  • 13:30 - Caminhada pela Trilha da Cachoeira do Veado - 1 hora de caminhada leve (ida+volta). Parada para banho e contemplação nos mirantes. Outros atrativos: Prainha e Praça das Crianças.
  • 19:00 - Jantar no Parque do Rio Preto.

Dia 2

  • 08:00 - Café da manhã no Parque do Rio Preto.
  • 09:00 - Caminhada pela Trilha da Cachoeira Sempre-Viva e Cachoeira do Crioulo - 4 horas de caminhada leve-moderada (ida+volta). Paradas para banhos de cachoeiras e contemplação nos mirantes. Quem não quiser realizar essa caminhada, poderá descansar na Prainha ou no Poço de Areia. Levar Lanche de Trilha.
  • 19:00 - Jantar no Parque do Rio Preto.

Dia 3

  • 08:00 - Café da Manhã no Parque do Rio Preto.
  • 08:00 - Caminhada pela Trilha das Corredeiras - 3 horas de caminhada moderada (ida+volta). Quem não quiser realizar essa caminhada, poderá descansar na Prainha ou no Poço de Areia. Levar Lanche de Trilha.
  • 15:00 - Checkout. Saída do Parque com destino a Belo Horizonte/MG.
  • 19:30 - Jantar em Serro/MG.
  • 23:30 - Horário estimado de chegada em Itabira.
  • 01:00 - Horário estimado de chegada em Belo Horizonte.

Obs.: horários aproximados, por se tratar de atividade outdoor.


Não moro em Itabira: como faço para realizar esse passeio com a Terra Trekking?

Bom, como já sabe, a saída será em Belo Horizonte, com uma parada em Itabira/MG, então é necessário deslocar-se para um destes municípios e informar o endereço de embarque local (hotel, pousada ou residência de amigo). Temos possibilidade de acomodar o seu carro com segurança, caso venha do Vale do Aço ou da região de Santa Bárbara/MG para Itabira.


Crianças podem participar desse passeio?

Claro que sim! A partir dos 6 anos, ele já conhegue realizar as caminhadas junto ao grupo. Mas caso ele não tenha costume com caminhada, estamos disponibilizando condutores para caminhadas próximas, ideais para pais e filhos: Prainha das Crianças, Poço de Areia, Trilha do Poço do Veado, área de camping... opções não faltam para os pequeninos!


O que utilizar: Botas ou tênis?

Atividades ao ar livre e em terrenos rústicos exigem uma bota, para maior segurança e comodidade ao caminhante. Porém caso não possua bota, serve um tênis outdoor. Em último caso, pode ser utilizar um tênis comum - ou de corrida -, mas sabendo-se que normalmente este não atende aos requisitos mínimos para tal atividade: são mais frágeis, podem derrapar facilmente; abrirem-se ou descosturarem-se; não o previnem contra possíveis torções; possuem eficácia reduzida contra animais peçonhentos.


Onde vou dormir?

O Parque possui chalés para hospedagem dos turistas. Não há opção individual.


Como são os chalés?

Cada chalé possui: uma varanda (com gancho para rede), quarto com tela mosquiteiro, frigobar e banheiro privativo. Não possuem ventiladores (se quiser,pode levar) e nem televisão.


Onde alimentar?

O café da manhã e o jantar serão servidos no restaurante do Parque. Para quem não quiser participar das caminhadas às cachoeiras, pode ficar despreocupado, pois o restaurante também serve almoço.


Qual a experiência necessária para essa viagem?

Não há nenhuma necessidade de experiência, apenas que você goste de curtir a Natureza, cachoeiras e cenários paradisíacos.


Como faço para me informar melhor sobre esse passeio?

Após o cadastramento e respectivo pagamento, encaminhamos ao participante informações úteis do passeio por e-mail, bem como assessoria quanto à possível aquisição de equipamentos, itens de vestuário e lanche. É criado um grupo de mensagens instantâneas para orientação geral.


É necessário adquirir alguma roupa especial para esse passeio?

Não. Você deve apenas se preocupar em levar roupas leves (bermudas com vários bolsos e camisetas), para rápida evaporação do suor. Aconselha-se roupas com proteção aos raios solares. Evitar roupas jeans durante as caminhadas. Recomendamos uso de bonés, óculos escuros e muito protetor solar.


Posso ir sozinho para esse passeio?

Fique tranquilo. Os grupos formados sempre são bem humorados e se entrosam muito bem. Faça novas amizades nas trilhas, você verá o quanto é proveitoso e enriquecedor se aproximar de pessoas com o mesmo interesse que o seu!


E se eu me machucar?

Nossos guias e condutores são socorristas experientes e carregam um completo kit de primeiros socorros.


Há banheiros ou qualquer outra instalação sanitária?

Sim. Fique tranquilo, você conhecerá um dos mais bem estruturados parques estaduais mineiros.


Qual tipo de mochila usar?

Você poderá levar qualquer mochila, pois os passeios às cachoeiras exigirão apenas o básico: um lanche de trilha para a hora do almoço, uma muda de roupa de banho e uma toalha de banho.


Quais as medidas de segurança para essa caminhada?

Existe um protocolo de segurança. Esse passeio será realizado com um monitor do parque e um condutor. Todos são equipados com kit primeiros socorros, rádio comunicadores, apitos e rastreados remotamente. E são treinados e capacitados para atender prontamente, em caso de acidentes com os participantes.


Há problema se eu andar depressa ou devagar?

O ritmo do passeio é ditado pelo ânimo do participante. Existe um condutor que fica na frente, e outro condutor, que fica sempre por último, caminhando com quem está mais cansado ou aqueles que desejam apenas contemplar mais a paisagem. Assim, cada um vai no seu ritmo, curtindo a experiência.


Cancelamento pelo cliente:

Em caso de cancelamento por iniciativa do cliente por qualquer que seja o motivo, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Terra Trekking fará devolução conforme condições abaixo, em até 15 (quinze) dias úteis: 

  • Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total
  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

Será também deduzido, de todos os valores citados acima, a multa rescisória de 20% (vinte por cento) do pacote contratado/reservado e cancelado pelo cliente.

Não comparecimento (No Show) do cliente:

Em caso de não comparecimento (No Show) da aventura adquirida por qualquer que seja o motivo, não haverá devolução da quantia já paga pelo cliente.

Cancelamento pela TerraTrekking:

Se por qualquer motivo de caso fortuito ou força maior que torne inviável a realização da aventura adquirida, a TerraTrekking envidará seus melhores esforços para apresentar alternativas de outros passeios.

Contudo, caso a opção do Cliente seja pelo cancelamento, a TerraTrekking devolverá na integralidade a importância paga até a data do cancelamento, em até 5 (cinco) dias úteis contados da data da opção realizada pelo Cliente.


A partir de:

R$ 590,00


O que está incluso

Inclui:

  • Transporte rodoviário ida e volta Belo Horizonte/MG (parada em Itabira/MG) - com lanche de bordo
  • Condutores equipados com Kit Primeiros Socorros + monitores
  • Taxas de entrada e permanência no Parque do Rio Preto
  • Pernoite nos alojamentos (chalés) do Parque.
  • Seguro contra acidentes pessoais

​Não Inclui:

  • Despesas de caráter pessoal
  • Itens não mencionados
  • Refeições ao longo das paradas na estrada
  • Bebida e hidratação não especificada no roteiro

Serviços adicionais oferecidos pelo Terra Trekking

  • Lanche de Trilha - 2 dias (R$ 40,00)

Condições de pagamento

FORMAS DE PAGAMENTO DISPONÍVEIS

Em dinheiro, depósito ou boleto bancário:

  • Pode ser dividido até 2 parcelas mensais, sendo que a última parcela deve ser paga "improrrogavelmente" em até 5 dias úteis antes do evento. 
  • Para roteiros com valores unitários acima de R$500, poderá ser dividido em até 3 parcelas mensais, mas mantendo os critérios de pagamento anteriores.

Cartão:

  • Até 18x (no Pag Seguro). Observação: verificar a taxa de juros da operadora.

 

* Aceitamos somente cheque do próprio viajante.

** Pagamento via depósito só será validado caso o cliente encaminhe imediatamente o comprovante da operação.

*** Caso a efetivação do pedido de pagamento não ocorra em até 72 horas, a reserva será automaticamente cancelada pelo sistema.

**** Preços especiais para fechamento antecipado de grupos a partir de quatro participantes. Verificar condições.

*****Para confirmação da reserva, o pagamento deverá ocorrer em até 72 horas corridas após a Solicitação de Pagamento. Após esse prazo, o Pedido de Reserva será automaticamente cancelado.