Cacheira das Braúnas - via Garça

Nível de Dificuldade:
  • (Moderado)
1 dia
Data de Saída: 29/04/2017
A partir de:

R$ 160,00

Verificar condições de pagamento ESGOTADO

As forças da Natureza combinadas criaram uma obra de arte bem no meio da Cordilheira do Espinhaço: situado na divisa entre Itabira e Nova União, o Campo da Garça é um local de grande riqueza cênica, onde o participante caminha em campos rupestres que chegam a quase 1.500m de altitude, avistando montanhas, cachoeiras e um lindo horizonte ao longe - Podendo-se observar, inclusive, em dias de céu limpo, o Pico do Breu! Afloramentos rochosos brotam do solo, conferindo beleza exótica a essa pequena - mas importante - porção do Parque Nacional da Serra do Cipó.

A Cachoeira das Braúnas é conhecida por sua beleza ímpar, sendo uma das maiores piscinas naturais de toda a Serra do Cipó. Localizada próxima ao Cânion das Bandeirinhas, essa cachoeira possui aproximadamente 65m de queda e um enorme poço - o maior da Serra do Cipó - propício para banhos, com águas cristalinas, bem próximas do divisor das bacias dos Rios São Francisco e Doce. 

Envolta por um pequeno cânion e muita cascalheira, o que imprime um desafio final até a sua conquista, também possui uma cachoeira auxiliar acima dela - Cachoeira Brauninhas - cujo acesso só é possível com uma boa dose de energia para vencer a íngreme subida.

O acesso à Cachoeira das Braúnas comumente utilizado pela maioria dos aventureiros da região é por Altamira, distrito bucólico de Nova União/MG, após transpor umas serra. A proposta de nosso roteiro é levar os aventureiros da Serra do Cipó a experimentarem um caminho alternativo à assombrosa queda d'água; umas das mais recentes possessões do Parque do Cipó e cuja origem remonta antigos pastos e sítios remotos; um lugar belíssimo, e pouco explorado, próximo de Ipoema, distrito itabirano que abriga o Museu do Tropeiro.

A aventura deve ter início bem cedo, pois a longa extensão do trajeto impõe um ritmo de caminhada mais forte, para que se aproveite bem a cachoeira em toda a sua plenitude.

Venha conhecer toda a exuberância desse local em uma aventura singular, com a Terra Trekking!


A aventura

O destino é indicado para pessoas que gostam de praticar atividades em contato com a natureza e seus cenários fascinantes. Para quem deseja conhecer partes menos conhecidas e acessíveis da região do Parque Nacional da Serra do Cipó. Para quem deseja se superar, realizando uma longa caminhada em um único dia.


Local

Itabira/MG

Percurso total

29,50km

  • Altitude máxima: 1.450m
  • Ganho de elevação acumulado em Subida: 291m (ida)
  • Ganho de elevação acumulado em Descida: 379m (ida)

Grau de dificuldade

Moderado-pesado para iniciantes em trekking, devido à própria extensão do percurso, ao ritmo da caminhada e ao trecho final íngreme e pedregoso no acesso à cachoeira das Braúnas (sem contudo ser exposto ou potencialmente perigoso).

Moderado para pessoas com experiência em trekking e/ou condicionamento físico mediano.

O caminho possui pequena variação altitudinal - mas o percurso é longo. A volta normalmente ocorre no início da noite - é necessário levar lanterna.


Atrações

Campo da Garça, Serra do Bicudo, Cachoeira das Bandeirinhas, Afloramentos rochosos (Cemitério dos Dragões), Cachoeira Jaboticatubas, Cachoeira das Braúnas (poços superior e inferior), Morro Redondo, distrito de Ipoema.



Possibilidade de Menores

Sim, a partir dos 15 anos de idade. Desde que acompanhados dos pais ou responsaveis e com condicionado físico adequado à atividade.


Importante

  • Grupo mínimo para realização do passeio: 10 pessoas.
  • Preços sujeitos a alterações sem aviso prévio. 
  • Lugares sujeitos à disponibilidade.
  • Caso o cliente tenha interesse em adicionar itens que não fazem parte do cardápio previsto, é necessário adicionar valor extra ao pacote para alimentação diferenciada – consulte valor.
  • Ao viajante cabe levar a sua mochila e equipamentos pessoais.
  • A programação acima pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a operadora julgue que possam interferir na segurança ou bem-estar dos viajantes.
  • Verifique com o consultor se os valores divulgados tem restrições para o mínimos de participantes.
  • A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita.

  • 03:00 – Saída de Belo Horizonte. Embarque dos participantes no Terminal JK.
  • 06:30 - Breve parada de café em rodoviária, no distrito de Ipoema.
  • 07:30 – Início da caminhada.
  • 12:30 – Chegada à Cachoeira das Braúnas. Descanso do grupo. Exploração do local e banho.
  • 18:30 – Fim da caminhada.
  • 19:30 – Jantar de confraternização em restaurante rural (Ipoema/MG). Partida para casa.
  • 23:30 – Chegada em Belo Horizonte. Desembarque dos participantes no Terminal JK.

Obs.: 1) horários aproximados, por se tratar de atividade outdoor. 2) O participante que utilizar-se veículo próprio para acesso ao início do passeio obterá desconto referente à não-utilização do veículo disponibilizado pela Terra Trekking; desde que não venha a fazer uso do veículo coletivo.


Não moro em Belo Horizonte: como faço para realizar esse passeio com a Terra Trekking?

Bom, como já sabe, a saída é em Belo Horizonte/MG, então é necessário deslocar-se para tal município. Porém, sempre tentamos, na medida do possível, facilitar a vida dos aventureiros, para participarem de nossos passeios. Sendo assim, criamos algumas soluções de encontro possíveis, caso você não possa se deslocar até BH:

  • De região do Vale do Aço, Santa Bárbara e Itabira: aguardar pelo embarque no Posto Trevo (BR381, entrada de Itabira/MG) ou já em Ipoema (distrito de Itabira), na praça central, entrando pela estrada de Bom Jesus do Amparo/MG.
  • De Itabira: poderãp se organizar e utilizar transporte compartilhado até o Dentro de Ipoema. *** solicitar desconto-transporte.

E se chover durante o passeio?

A prioridade é a segurança. Mesmo com condições adversas, podemos realizar a caminhada. Caso haja alguma previsão de chuva forte advinda de frente fria, que possa comprometer a integridade física dos participantes ou inviabilizar a passagem nas trilhas, a caminhada será cancelada.


A capa e a lanterna são mesmo necessárias?

Sim, mesmo sem previsão de chuva, pode ocorrer uma garoa insistente e molhar as mochilas e roupas.


Qual a experiência necessária para essa viagem?

Bom humor é essencial. Não deve ser sedentário nem possuir nenhum tipo de restrição de saúde.


Posso ir sozinho para esse passeio?

Pode sim! Fique tranquilo. Os grupos formados sempre são bem humorados e se entrosam muito bem. Faça novas amizades nas trilhas, você verá o quanto é proveitoso e enriquecedor se aproximar de pessoas com o mesmo interesse que o seu!


E se eu me machucar?

Nossos guias e condutores são socorristas experientes e carregam um completo kit de primeiros socorros.


Vou ficar sem tomar banho?

Não há possibilidade de banho após esse passeio. Mas você pode deixar na van uma camisa extra. Só essa troca irá garantir um grande alívio.


Quem vai carregar as coisas?

Cada participante é responsável por carregar seus próprios equipamentos pessoais, bem como os equipamentos alugados, vestuário, higiene, eletrônicos e toda a comida.


Há problema se eu andar depressa ou devagar?

O ritmo do passeio é ditado pelas condições de caminhada / ânimo do participante e pelos objetivos gerais segundo o cronograma prestabelecido. Normalmente, existe um condutor que fica na frente, e outro condutor, que fica sempre por último, caminhando com quem está mais cansado.


Como faço para me informar melhor sobre o passeio?

Após o cadastramento e respectivo pagamento, o participante terá acesso às informações específicas do passeio, bem como assessoria quanto à possível aquisição de equipamentos, itens de vestuário e lanche. Nos passeios de nível de dificuldade mais acentuados, é criado um grupo de mensagens instantâneas para orientação geral.


É necessário adquirir alguma roupa especial para esse passeio?

Não há necessidade de peças específicas; a maioria delas você já deve possuir em seu armário. Entre em contato conosco para obter mais informações a esse respeito.


O que utilizar: Botas ou Tênis?

Atividades ao ar livre e em terrenos rústicos exigem uma bota, para maior segurança e comodidade ao caminhante. Porém caso não possua bota, serve um tênis outdoor. Em último caso, pode ser utilizar um tênis comum - ou de corrida -, mas sabendo-se que normalmente este não atende aos requisitos para tal atividade: podem derrapar facilmente; abrirem-se ou descosturarem-se; não o previnem contra possíveis torções; possuem eficácia reduzida contra animais peçonentos.


Cancelamento pelo cliente:

Em caso de cancelamento por iniciativa do cliente por qualquer que seja o motivo, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Terra Trekking fará devolução conforme condições abaixo, em até 15 (quinze) dias úteis: 

  • Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total
  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

Será também deduzido, de todos os valores citados acima, a multa rescisória de 20% (vinte por cento) do pacote contratado/reservado e cancelado pelo cliente.

 Não comparecimento (No Show) do cliente:

Em caso de não comparecimento (No Show) da aventura adquirida por qualquer que seja o motivo, não haverá devolução da quantia já paga pelo cliente.

Cancelamento pela TerraTrekking:

Se por qualquer motivo de caso fortuito ou força maior que torne inviável a realização da aventura adquirida, a TerraTrekking envidará seus melhores esforços para apresentar alternativas de outros passeios.

Contudo, caso a opção do Cliente seja pelo cancelamento, a TerraTrekking devolverá na integralidade a importância paga até a data do cancelamento, em até 5 (cinco) dias úteis contados da data da opção realizada pelo Cliente.


A partir de:

R$ 160,00


O que está incluso

Inclui:

  • Transporte rodoviário ida e volta (Belo Horizonte/MG);
  • Jantar de Confraternização em restaurante caseiro em comunidade rural;
  • Guia local + Condutor experiente, capacitado e equipado com radiocomunicadores, GPS, Kit Primeiros Socorros e Rastreamento online;
  • Seguro aventura contra acidentes pessoais

Não Inclui:

  • Despesas de caráter pessoal
  • Refeições ao longo das paradas na estrada
  • Bebida e hidratação não especificada no roteiro
  • Itens não mencionados


Serviços adicionais oferecidos pelo Terra Trekking

  • Lanche de Trilha - 1 dia (R$ 25,00)
  • Equipamento de Caminhada - bastão, lanterna, capa de chuva - Locação 1 dia (R$ 20,00)
Verificar condições de pagamento