Travessia Petrópolis X Teresópolis

Nível de Dificuldade:
  • (Cansativo)
4 noites e 3 dias
Data de Saída: 01/09/2016
A partir de:

De: R$ 925,00 | Por: R$ 850,00
Válido até o dia 30/04/2016 às 00:00 horas.

Verificar condições de pagamento ESGOTADO

A travessia Petrópolis X Teresópolis, também apelidada carinhosamente pelos aventureiros de "Petrô-Terê", é a caminhada mais conhecida e a mais famosa do Brasil, considerada ainda a mais bela travessia brasileira. E não é exagero: é um clássico nacional de caminhada e montanhismo, localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, ligando os municípios de Petrópolis e Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro em meio a exuberância da Mata Atlântica e com direito a encontrar montanhas escarpadas, visuais de perder de vista, campos de altitude, frio e belas cachoeiras.

Com muitas subidas e descidas íngremes é considerada uma caminhada difícil, com movimentos de escalada, exposição em algumas partes e muita variação altitudinal. São aproximadamente 33km de emoção, desejo de superação e coragem, só indicada para aventureiros experientes e com bastante resistência às intempéries.

No último dia, a Terra Trekking preparou um bônus para você: uma vista singular da Agulha do Diabo! É simplesmente um dos picos mais impressionantes, místicos e energizantes da Serra dos Órgãos. Embora o Parque conte com inúmeras trilhas e vistas incríveis, é do Mirante do Inferno que avistamos com perfeição a imponente "Agulha do Diabo" e os profundos vales que a rodeiam - além de uma vista espantosa de toda a extensão da Baía de Guanabara.

Veja de perto as montanhas extraordinárias dessa bela região, em uma aventura reservada a poucos.
 

Devido à reduzida quantidade de visitações diárias oferecidas pelo parque, é importante que o interessado solicite a reserva com muita antecedência para não perder a oportunidade.


A aventura

O destino é indicado para pessoas que gostam de praticar atividades em contato com a natureza e seus cenários fascinantes, colocando os limites à prova e superando desafios nas montanhas.


Local

Petrópolis/RJ

Percurso total

33 km


Grau de dificuldade

  • Difícil – e não indicado – para iniciantes em trekking ou pessoas sem condicionamento físico, devido à própria extensão do percurso, intensa variação altitudinal, duração, frio intenso e trechos expostos (sem contudo serem potencialmente perigosos).
  • Moderado para pessoas com experiência em trekking e/ou condicionamento físico mediano.

O que facilita a caminhada é a carga reduzida, devido à reserva dos bivaques e beliches.


O percurso é dividido em três dias da seguinte maneira:

Primeiro dia: Sede Petrópolis – Castelos do Açú: 10km (A caminhada até o Açú é considerada pesada devido à grande variação atitudinal. Parte-se da portaria do parque, localizado no bairro Bonfim (cerca de 1.100m de altitude), chegando a 2.245m nos Castelos do Açú. A caminhada é relativamente curta (pouco mais de 7 Km de extensão) mas demora cerca de 6 horas para o montanhista médio).
Segundo dia: Castelos do Açú – Pedra do Sino: 10km (Grande parte da caminhada e realizada pelos campos de altitude, vegetação de pequeno porte).
Terceiro dia: Pedra do Sino – Sede Teresópolis: 13km (O percurso do terceiro dia inclui apenas a descida da Pedra do Sino até a Sede Teresópolis. A descida é relativamente suave com belas vistas para o município de Teresópolis e do Parque Estadual dos Três Picos).


Atrações

Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Pedra do Sino. Abrigo do Sino. Abrigo do Açú. Vista do Dedo de Deus e da Agulha do Diabo.



Possibilidade de Menores

Sim. A partir dos 15 anos, desde que devidamente autorizado pelos pais ou responsáveis, por meio de um Termo.


Importante

  • Grupo mínimo para realização do passeio: 12 pessoas. Caso o grupo não esteja completo em até 1 mes de antecedência do passeio, este será reagendado para outra data.
  • A temperatura na região visitada pode ser bastante fria, principalmente à noite, quando há possibilidade de atingir 0 grau. Esteja preparado.
  • Preços sujeitos a alterações sem aviso prévio. 
  • Lugares sujeitos à disponibilidade.
  • Caso o cliente tenha interesse em adicionar itens que não fazem parte do cardápio previsto, é necessário adicionar valor extra ao pacote para alimentação diferenciada – consulte valor.
  • Ao viajante cabe levar a sua mochila e equipamentos pessoais.
  • A programação acima pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a operadora julgue que possam interferir na segurança ou bem-estar dos viajantes.
  • Verifique com o consultor se os valores divulgados tem restrições para o mínimos de participantes.
  • A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita.
  • Recomenda-se aos participantes um bom treinamento de preparação física anterior à aventura - de preferência, atividade outdoor - para enfrentar a travessia.

Dia 0 – Quarta-feira

  • 19:00 - Partida de Itabira para Petrópolis/RJ. Breve parada em Belo Horizonte/MG para embarque de participantes locais.

 Dia 1 – Quinta-feira

  • 06:00 – Chegada em Petrópolis. Café da manhã. Check-in, breefing.
  • 08:30 – Início da Travessia. Atrações pelo caminho: Pedra do Queijo, Isabeloca, Castelo do Açu.
  • 16:00 – Chegada ao Abrigo do Açú.
  • 17:00 – Por do Sol no alto da Pedra do Açú.

 Dia 2 – Sexta-feira

  • 07:00 – Café da manhã. Início da caminhada. Atrações pelo caminho: Elevador, Mergulho, Cavalinho, Pedra da Baleia - de onde poderemos ver monumentos geológicos importantes como Garrafão, Dedo de Deus, Cabeça de Peixe.
  • 16:00 – Chegada ao Abrigo Pedra do Sino.
  • 17:00 – Por do Sol no alto da Pedra do Sino - ponto culminante da Serra dos Órgãos com 2.275m e lá do alto a vista alcança toda a Baía de Guanabara, a cidade do Rio de Janeiro e parte do Vale do Paraíba, no lado continental.

 Dia 3 – Sábado

  • 07:00 – Café da Manhã. Início da caminhada. Descida para a sede de Teresópolis/RJ pela mata atlântica - este último trecho é mais leve, com calçamento da época do Império ainda preservado, passando por várias cachoeiras e riachos de diversas nascentes da Serra.
  • 14:00 – Chegada a Teresópolis/RJ. Almoço de confraternização. Partida para Itabira.
  • 23:00 – Parada em Belo Horizonte para desembarque de participantes locais. Chegada em Itabira. Desembarque dos participantes.

 Obs.: 1) horários aproximados, por se tratar de atividade outdoor. 2) Para maior comodidade e segurança, esse roteiro possui embarque inicial e desembarque final em frente à residência dos participantes locais e nos hotéis e receptivos onde estiverem instalados os participantes de outras localidades. 3) A Terra Trekking poderá indicar hotéis, receptivos e pousadas para facilitar o embarque de participantes de outras localidades. 4) Verificar possibilidade de encontro fora do roteiro de embarque. 5) O participante que utilizar-se veículo próprio para acesso ao início do passeio obterá desconto referente à não-utilização do veículo disponibilizado pela Terra Trekking; desde que não venha a fazer uso do veículo coletivo.


Não moro em Itabira: como faço para realizar esse passeio com a Terra Trekking?

Bom, como já sabe, a saída é em Itabira/MG, então é necessário deslocar-se para tal município e informar o endereço de embarque local (hotel, pousada ou residência de amigo). Porém, sempre tentamos, na medida do possível, facilitar a vida dos aventureiros, para participarem de nossos passeios. Sendo assim, criamos algumas soluções de encontro possíveis, caso você não possa se deslocar até Itabira:

  • De Ipatinga e região do Vale do Aço: a melhor solução (mais segura e conveniente) é vir para Itabira; ou pode aguardar pelo embarque no Posto Trevo (entre a MG434 e a BR381).
  • De Santa Bárbara e região: pode aguardar pelo embarque no Posto Trevo (entre a MG434 e a BR381).
  • De Belo Horizonte e região metropolitana: esse passeio tem como rota Belo Horizonte. Embarque inicial e desembarque final no Terminal Turístico JK. Fora isso, deverá ser combinado previamente um ponto de encontro mais próximo.

Qual será a hospedagem ou pernoite do grupo?

O grupo realizará os pernoites nos abrigos do Parque durante as duas noites do percurso. Os participantes podem utilizar os beliches ou espaços de bivaque (de acordo com a disponibilidade).


Os abrigos do Parque possuem infraestrutura?

Sim, eles contam com quartos compartilhados, cozinha comunitária - cada um deve levar seu vasilhame pessoal e lavá-lo no final do uso - e instalações sanitárias - para o banho a fila é grande e o tempo é de 5 minutos. 


Vocês incluem algum equipamento?

Incluimos os equipamentos de cozinha. Levaremos kits de primeiros socorros. Os participantes podem alugar conosco um kit de caminhada, composto por bastão retrátil de caminhada, lanterna de cabeça e capa de chuva.


Qual a experiência necessária para essa viagem?

É importante que você já tenha feito trilhas com mais de seis horas de duração. Deve possuir um bom condicionamento, essencial para os longos períodos de subidas. Não deve possuir nenhum tipo de restrição de saúde.

​Há possibilidade de resgate, se eu não quiser mais prosseguir?

Esse é um lugar remoto, cujos acessos são bastante difíceis. Caso haja alguma solução nesse sentido, os custos do resgate são por conta do desistente. Tenha ciência desse fato antes de se inscrever.


Posso ir sozinho para esse passeio?

Pode sim! Fique tranquilo. Os grupos formados sempre são bem humorados e se entrosam muito bem. Faça novas amizades nas trilhas, você verá o quanto é proveitoso e enriquecedor se aproximar de pessoas com o mesmo interesse que o seu!


E se eu me machucar?

Nossos guias e condutores são socorristas experientes e carregam um completo kit de primeiros socorros.


Vou ficar 3 dias sem tomar banho?

Não, você poderá tomar banho nso abrigos - fila grande e tempo máximo do banho de 5 minutos. No final do passeio, há alguns lugares na sede de Teresópolis do Parque onde o grupo pode tomar banho; porém deve-se verificar disponibilidade..


Se chover, poderemos participar com segurança? Ou o passeio será cancelado?

A Terra Trekking monitora continuamente as condições climáticas na região a ser visitada. Atividades outdoor, como o trekking, estão sujeitas às intempéries. Por isso, o cancelamento ocorrerá somente em casos de temporais, enchentes, ou catástrofe similar que possa colocar em risco a integridade física dos participantes e sua experiência plena do passeio, ou ainda pela interdição do acesso viário ao início da atividade.


Quais as medidas de segurança para essa caminhada?

Existe um protocolo de segurança. Normalmente, os passeios da Terra Trekking são realizados com um guia local e dois condutores, de acordo com o grau de dificuldade do roteiro ou quantidade de participantes. Todos são equipados com kit primeiros socorros, rádio comunicadores, apitos e rastreados remotamente. E são treinados e capacitados para atender prontam,ente, em caso de acidentes com os participantes.


Há problema se eu andar depressa ou devagar?

O ritmo do passeio é ditado pelas condições de caminada e ânimo do participante e também levando em conta os objetivos gerais segundo o cronograma estabelecido. Existe um condutor que fica na frente, e outro condutor, que fica sempre por último, caminhando com aquels que estão mais cansado ou que desejam apenas contemplar mais a paisagem. Assim, cada um vai no seu ritmo, curtindo a experiência.


Como faço para me informar melhor sobre os passeios?

Após o cadastramento e respectivo pagamento, o participante terá acesso às informações - via e-mail - específicas do passeio, bem como assessoria quanto à possível aquisição de equipamentos, itens de vestuário e lanche. Nos passeios de nível de dificuldade mais acentuados, é criado um grupo de mensagens instantâneas para orientação geral.


É necessário adquirir alguma roupa especial para esse passeio?

Nesse passeio, serão necessárias roupas específicas para frio, bem como um saco de dormir e, se possível, líner.


O que utilizar: Botas ou tênis?

Atividades ao ar livre e em terrenos rústicos exigem uma bota (previamente amaciada), para maior segurança e comodidade ao caminhante. Porém caso não possua bota, serve um tênis outdoor. O tênis normal NÃO é recomendado.


Existem partes perigosas nessa caminhada?

Existem partes expostas que merecem atenção durante sua trasnposição, sem contudo serem perigosas.


Quem vai carregar as coisas?

Cada participante é responsável por carregar seus próprios equipamentos pessoais, bem como os equipamentos alugados, vestuário, higiene, eletrônicos e toda a comida – café da manhã, lanche de trilha e jantar.


Cancelamento pelo cliente:

Em caso de cancelamento por iniciativa do cliente por qualquer que seja o motivo, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Terra Trekking fará devolução conforme condições abaixo, em até 15 (quinze) dias úteis: 

  • Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total
  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

Será também deduzido, de todos os valores citados acima, a multa rescisória de 20% (vinte por cento) do pacote contratado/reservado e cancelado pelo cliente.

 Não comparecimento (No Show) do cliente:

Em caso de não comparecimento (No Show) da aventura adquirida por qualquer que seja o motivo, não haverá devolução da quantia já paga pelo cliente.

Cancelamento pela TerraTrekking:

Se por qualquer motivo de caso fortuito ou força maior que torne inviável a realização da aventura adquirida, a TerraTrekking envidará seus melhores esforços para apresentar alternativas de outros passeios.

Contudo, caso a opção do Cliente seja pelo cancelamento, a TerraTrekking devolverá na integralidade a importância paga até a data do cancelamento, em até 5 (cinco) dias úteis contados da data da opção realizada pelo Cliente.


A partir de:

De: R$ 925,00 | Por: R$ 850,00
Válido até o dia 30/04/2016 às 00:00 horas.


O que está incluso

Inclui:

  • 1 transporte rodoviário qualificado (micro ônibus novo com ar/tv)
  • Alimentação: 2 Jantar de Montanha e 2 Café da manhã nos abrigos
  • 2 Pernoites em bivaques ou beliches, nos abrigos (conforme disponibilidade)
  • Taxas de entrada e permanência/acampamento no Parque Nacional Serra dos Orgãos durante o percurso
  • Guia local + Condutor experiente, capacitados e equipados com Kit Primeiros Socorros e radiocomunicadores.
  • Rastreamento online
  • Seguro aventura contra acidentes pessoais
  • Assessoria para compra de equipamento e vestuário

Não Inclui:

  • Despesas de caráter pessoal
  • Refeições ao longo das paradas na estrada
  • Bebida e hidratação não especificada no roteiro
  • Itens não mencionados


Serviços adicionais oferecidos pelo Terra Trekking

  • Equipamento de Caminhada - bastão, lanterna, capa de chuva - Locação 1 dia (R$ 15,00)
  • Equipamento de Camping - Barraca 2 pessoas - compartilhada (R$ 45,00)
  • Equipamento de Camping - Isolante Térmico (R$ 8,00)
  • Aluguel de Barraca 2 noites (Castelos do Açu e Pedra do Sino) (R$ 80,00)
  • Banho Quente (Pedra do Sino) (R$ 20,00)
Verificar condições de pagamento