Travessia Alto Palácio X Serra dos Alves

Nível de Dificuldade:
  • (Moderado)
2 dias e 1 noite
Data de Saída: 02/04/2016
A partir de:

R$ 300,00

Verificar condições de pagamento ESGOTADO

Única travessia plenamente regularizada dentro dos domínios do Parque Nacional Serra do Cipó - APA Morro da Pedreira, a caminhada que se estende do Alto Palácio - onde funcionou a sede administrativa do parque nacional durante os seus primeiros anos - e vai até o bucólico vilarejo itabirano de Serra dos Alves, possui enorme riqueza cultural, ambiental e histórica para toda a região.

O ápice da travessia é o Vale do Travessão - que na verdade é um divisor de águas das bacias dos rios São Francisco e Doce, e um ponto de passagem muito antigo utilizado na época em que estes caminhos eram percorridos por tropeiros, que abasteciam a região da Estrada Real com suprimentos diversos. A passagem pelo Travessão evitava que as tropas tivessem que descer e subir os desfiladeiros do Vale do Rio do Peixe e o Vale da Bocaina.

Outros atrativos enchem a vista do aventureiro: os Campos Rupestres - cuja biodiversidade é conhecida no mundo inteiro - e suas curiosas formações rochosas que, arranjadas na paisagem, formam um espetáculo à parte. O Cânion Boca da Serra - que surpreende por seu tamanho, profundidade e cursos de água - e a Cachoeira dos Cristais são outros atrativos imperdíveis durante a travessia.

Serra dos Alves é uma pequena localidade pertencente ao distrito de Senhora do Carmo (distrito de Itabira/MG), rica em costumes tradicionais e guardiã do modo simples de viver. Seu surgimento data de aproximadamente 1850, quando bandeirantes começaram a explorar ouro e cristais na região.
 

A Terra Trekking lhe proporcionará uma viagem no tempo dos tropeiros que, com sua coragem e destemor, forjaram a história e a riqueza nas trilhas de nossas Gerais!


A aventura

O destino é indicado para pessoas que gostam de praticar atividades em contato com a natureza e cultura local, superar desafios e enfrentar caminhadas de longo percurso com carga nas costas em acampamento selvagem.


Local

Alto Palácio (entre Morro do Pilar e Serra do Cipó/MG)

Percurso total

44 km


Grau de dificuldade

  • Moderado-difícil para iniciantes em trekking, devido à extensão da caminhada, exposição ao calor e ao formato “camping selvagem”, onde se tem que levar mais carga.
  • Moderado para pessoas com experiência em trekking e/ou condicionamento físico mediano.

Atrações

Visual panorâmico no alto da Serra do Palácio; Vale do Travessão; Várias quedas d’água e cachoeiras; Canelas de ema gigantes; Casa de Tábuas e Currais; Cânion Boca da Serra; Povoado de Serra dos Alves.


Importante

  • Preços sujeitos a alterações sem aviso prévio. 
  • Saída de Itabira/MG. Saída alternativa de Belo Horizonte (conforme quantidade de participantes locais)
  • Lugares sujeitos à disponibilidade 
  • Caso o cliente tenha interesse em adicionar itens que não fazem parte do cardápio previsto, é necessário adicionar valor extra ao pacote para alimentação diferenciada – consulte valor.
  • Ao viajante cabe levar a sua mochila e equipamentos pessoais (saco de dormir, isolante térmico, colchonete e barraca, se for o caso).
  • A programação acima pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a operadora julgue que possam interferir na segurança ou bem-estar dos viajantes.
  • Crianças menores de 18 anos que não estejam acompanhadas de pai e mãe, devem obrigatoriamente ter autorização com firma reconhecida daquele que não está presente.
  • Verifique com o consultor se os valores divulgados tem restrições para o mínimos de participantes.
  • A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita

Dia 1

  • 02:00 – Partida de Belo Horizonte. Embarque dos participantes no Terminal JK.
  • 03:00 – Caso haja participantes de Itabira/MG e região, será realizada baldeação entre veículos no Posto Avien (13), na entrada para Santa Luzia/MG.
  • 06:30 – Café da manhã em lanchonete na Serra do Cipó.
  • 08:00 – Início da travessia em Alto Palácio.
  • 17:00 – Parada em ponto de camping selvagem – montagem do acampamento na Casa de Tábuas. 

Dia 2

  • 06:00 – Café da manhã.  Desmontagem do acampamento e reinício de travessia.
  • 16:00 – Parada em ponto de camping selvagem –  montagem do acampamento nos Currais. 

Dia 3

  • 06:00 – Café da manhã. Desmontagem do acampamento e reinício de travessia sentido Serra dos Alves. Pausa para banho na Cachoeira dos Cristais.
  • 14:00 – Chegada ao povoado de Serra dos Alves. Fim da travessia. Descanso e Almoço tardio de confraternização em receptivo local.
  • 18:00 – Chegada em Belo Horizonte. Desembarque dos participantes - Terminal JK.

Obs.: 1) horários aproximados, por se tratar de atividade outdoor. 2) Verificar possibilidade de encontro fora do roteiro de embarque.


E se chover durante o passeio?

A prioridade é a segurança. Mesmo com condições adversas, podemos fazer essa travessia com tranquilidade. Caso haja alguma previsão de chuva forte advinda de frente fria, que posa comprometer a integridade física dos participantes ou inviabilizar a passagem nas trilhas, o passeio será cancelado e transferido para outra data. Se o participante não puder participar na nova data, será reembolsado.


Qual será a hospedagem ou pernoite do grupo?

O grupo realizará os pernoites em camping selvagem, ou seja, sem infraestrutura fixa para água, comida ou instalações sanitárias.


Vocês incluem algum equipamento?

Incluimos os equipamentos de cozinha (panela, colher, fogareiro e campgás) para compartilhamento. Levaremos kits de primeiros socorros. Os participantes podem alugar conosco um kit de caminhada, composto por bastão retrátil de caminhada, lanterna de cabeça e capa de chuva.


Mesmo sem previsão de voltar à noite ou de chuva, a capa e a lanterna são necessárias?

Sim, em qualquer tipo de atividade ao ar livre, você não deve abrir mão de levar estes dois itens. Eles são essenciais à sua segurança em caso de imprevistos.


Qual a experiência necessária para essa viagem?

É importante - mas não essencial - que você já tenha feito trilhas com mais de seis horas de duração. Não deve ser totalmente sedentário nem possuir nenhum tipo de restrição de saúde.

Há possibilidade de resgate, se eu não quiser mais prosseguir?

Esse é um lugar remoto, cujos acessos são bastante difíceis. Caso haja alguma solução nesse sentido, os custos do resgate são por conta do desistente. Tenha ciência desse fato antes de se inscrever.


Como faço para me informar melhor sobre os passeios?

Após o cadastramento e respectivo pagamento, o participante terá acesso às informações específicas do passeio, bem como assessoria quanto à possível aquisição de equipamentos, itens de vestuário e lanche. Nos passeios de nível de dificuldade mais acentuados, é criado um grupo de mensagens instantâneas para orientação geral.


É necessário adquirir alguma roupa especial para esse passeio?

Na maioria dos passeios da Terra Trekking, não há necessidade de adquirir roupas específicas, com exceção àqueles lugares mais frios ou cujo calor exige um vestuário com maior capacidade de evaporação do suor e proteção aos raios solares.


Devo comprar saco de dormir ou isolante térmico?

Fica a seu critério, pois a região não faz muito frio à noite na época; sendo assim, um lençol fino ou líner cumpre bem a função - fique atento ao volume! Quanto ao isolante, é um item importante, e você pode alugar com a Terra Trekking.


Posso ir sozinho para esse passeio?

Fique tranquilo. Os grupos formados sempre são bem humorados e se entrosam muito bem. Faça novas amizades nas trilhas, você verá o quanto é proveitoso e enriquecedor se aproximar de pessoas com o mesmo interesse que o seu!


E se eu me machucar?

Nossos guias e condutores são socorristas experientes e carregam um completo kit de primeiros socorros.


 Posso acender fogueira à noite?

Não. É proibido e pode causar incêndio! Para fazer comida à noite, você deve levar um fogareiro pequeno, caso não queira aguardar pela liberação do equipamento da Terra Trekking. Atenção: jamais acenda o fogareiro dentro de sua barraca.


Há banheiros ou qualquer outra instalação sanitária nos locais de camping?

Não existe infraestrutura sanitária próxima aos locais de acampamento onde pernoitaremos. Os banhos, podem ser realizados por meio de lenços umedecidos, ou durante as passagens em regatos ou cachoeiras – tomando sempre o cuidado de lavar-se com sabão de coco biodegradável, de modo a não poluir os leitos. Mas um banho completo será apenas no final do passeio, assim que chegar no receptivo em Serra dos Alves - bastando combinar com o proprietário.


Como eu vou fazer minhas necessidades fisiológicas?

Para evacuar, deve seguir os procedimentos: certifique-se de que não está próximo de trilhas, água parada ou corrente, como um córrego ou lago. Com uma pequena pá ou pedra afiada, cave um buraco fundo o suficiente. Ao usar o papel higiênico, certifique-se de leva-lo consigo – leve um saquinho plástico específico para essa finalidade. Quando terminar, tape o buraco com bastante terra. Coloque uma pedra sobre ele, de modo a afastar animais do buraco.


Quem vai carregar as coisas?

Cada participante é responsável por carregar seus próprios equipamentos pessoais, bem como os equipamentos alugados, vestuário, higiene, eletrônicos e toda a comida – café da manhã, lanche de trilha e jantar.


Cancelamento pelo cliente:

Em caso de cancelamento por iniciativa do cliente por qualquer que seja o motivo, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Terra Trekking fará devolução conforme condições abaixo, em até 15 (quinze) dias úteis: 

Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total
Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total
Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total
Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

Será também deduzido, de todos os valores citados acima, a multa rescisória de 20% (vinte por cento) do pacote contratado/reservado e cancelado pelo cliente.

 Não comparecimento (No Show) do cliente:

Em caso de não comparecimento (No Show) da aventura adquirida por qualquer que seja o motivo, não haverá devolução da quantia já paga pelo cliente.

Cancelamento pela TerraTrekking:

Se por qualquer motivo de caso fortuito ou força maior que torne inviável a realização da aventura adquirida, a TerraTrekking envidará seus melhores esforços para apresentar alternativas de outros passeios.

Contudo, caso a opção do Cliente seja pelo cancelamento, a TerraTrekking devolverá na integralidade a importância paga até a data do cancelamento, em até 5 (cinco) dias úteis contados da data da opção realizada pelo Cliente.


A partir de:

R$ 300,00


O que está incluso

Inclui:

  • Transporte rodoviário ida e volta - Belo Horizonte/MG
  • Condutores especializados + Guia local
  • Rastreamento online
  • Almoço tardio em Serra dos Alves
  • Kit Primeiros Socorros
  • Seguro contra acidentes pessoais

Não Inclui:

  • Despesas de caráter pessoal
  • Itens não mencionados
  • Refeições ao longo das paradas na estrada
  • Bebida e hidratação não especificada no roteiro


Serviços adicionais oferecidos pelo Terra Trekking

  • Equipamento de Caminhada - bastão, lanterna, capa de chuva - Locação 1 dia (R$ 15,00)
  • Equipamento de Camping - Barraca 2 pessoas - compartilhada (R$ 45,00)
  • Equipamento de Camping - Isolante Térmico (R$ 8,00)
  • Lanche de Trilha - 2 dias (R$ 40,00)
Verificar condições de pagamento